
Lavagem do Bonfim 2026: Bahia Marina terá festa com Nattan e Timbalada durante o pôr do sol
A Lavagem do Bonfim 2026 será no dia 15 de janeiro, quando milhares de fiéis percorrem o tradicional caminho do Comércio até a Sagrada Colina, na Cidade Baixa. No mesmo dia, a capital baiana também será palco do Viva Bonfim, festa programada para começar a partir das 15h, na Bahia Marina, em meio ao pôr do sol e com vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos. O evento anunciou uma line-up de peso, com apresentações de Nattan e Timbalada, além do show de abertura da banda Jow, que comanda a primeira parte da programação com muito samba. Em 2025, o Viva Bonfim marcou o retorno das grandes comemorações na Bahia Marina durante a festa popular. A festa contará com cenografia especial, palco com mais de 40m² em LED e lounges exclusivos, que já estão 75% comercializados. De acordo com a organização, os ingressos do primeiro lote estão se esgotando, e uma nova virada de preço está prevista para a esta quinta-feira (4).O Viva Bonfim e assinado pelas produtoras 2Gb, Online Entretenimento e 2S. “A estrutura foi pensada para proporcionar uma experiência premium ao público, com um cenário que une música, tradição e uma das vistas mais bonitas de Salvador. A nossa expectativa é para esta edição é ainda maior”, ressalta Steve Saback, nome à frente da 2S, em entrevista ao Alô Alô Bahia. SERVIÇO Viva Bonfim Data: 15 de janeiro de 2026 (quinta-feira) Horário: a partir das 15h Local: Bahia Marina Atrações: Nattan, Timbalada e Jow Instagram: @vivabonfim Venda de lounges: (71) 99983-7350 (WhatsApp) Vendas geral: Ticket Maker Fonte: Alô Alô Bahia.

Bruno Reis sinaliza possibilidade de ampliar eventos natalinos religiosos em Salvador; entenda
O prefeito de Salvador Bruno Reis (União) indicou a possibilidade de promover outros eventos religiosos durante o festejo de Natal na cidade. A declaração chega após a realização do show de Frei Gilson, nesta quinta-feira (25), na Arena O Canto da Cidade, na Orla da Boca do Rio. Em entrevista à imprensa, o gestor indicou que outras iniciativas deste tipo podem ocorrer neste período na capital baiana. “Também [podem esperar festas]. A prefeitura hoje apoia praticamente todos os eventos religiosos que ocorrem na cidade. Temos a última sexta-feira do ano, a Lavagem do Bonfim, dia 15 de janeiro, tivemos Santa Bárbara, dia 8 Conceição da Praia. Temos diversos eventos evangélicos já previstos Teremos o encontro da Igreja Batista Brasileira”, observou Reis. O prefeito celebrou também o show religioso de Natal ocorrido na cidade nesta quinta em parceria com a Arquidiocese da cidade. “Tivemos aqui o Frei Gilson, motivo de muita alegria, ele sem sombra de dúvidas hoje tem essa capacidade de contagiar milhares de fiéis, orando, levando sua palavra e também cantando louvores. Não foi fácil 25 trazê-lo no dia 25 aqui. Temos que agradecer a Arquidiocese de Salvador por estar proporcionando isso, para fechar o nosso Natal, que hoje é o maior do Brasil. Amanhã com o show especial de Roberto Carlos e já no sábado começando o Festival da Virada – o maior do Brasil, com mais atrações, com muita música, diversão e alegria. Vamos fechar o ano de 2025 e celebrar a chegada de 2026”, comentou.

POLÍTICA | Silva Neto confraterniza com lideranças políticas em Jequié
O ex-prefeito do Município de Araci, Silva Neto, por dois mandatos e suplente de deputado aproveitou as comemorações natalinas para confraternizar com apoiadores e correligionários em sua residência, na cidade de Jequié. O evento reuniu mais de 60 lideranças de Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus e região. Durante o encontro, ele recebeu o apoio em torno do seu nome e fez questão de abraçar a cada uma das lideranças presentes. Silva Neto é um dos principais nomes representativos da política regional, com larga experiência e uma base sólida.

CONQUISTA | Com aumento de 89%, Aeroporto “Glauber Rocha” deve receber mais de 25 mil passageiros entre Natal e Ano Novo
Com a proximidade das festas de fim de ano, o Aeroporto de Vitória da Conquista se prepara para um dos períodos de maior movimento do calendário. Entre os 20 de dezembro e 04 de janeiro, a expectativa é de que cerca de 25 mil passageiros sejam atendidos, considerando embarques e desembarques. Os indicadores representam crescimento de 89% em relação ao fluxo registrado no ano anterior, quando 13,2 mil viajantes foram atendidos. Para o período, estão programados 170 voos, operados pelas companhias Azul, GOL e Latam Airlines. O número indica aumento de 71,72% na oferta de voos em comparação ao mesmo intervalo de 2024, quando foram registradas 99 operações. A alta na demanda reflete também a inclusão de mais opções de conectividade, já que o período contará com 80 voos extras. Serão 64 viagens adicionais da GOL e 16 da Latam Airlines, todos com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Para Ricardo Alves, gerente do Aeroporto de Vitória da Conquista, o incremento na oferta de voos é recebido de forma positiva. “É uma satisfação contar com a ampliação da malha aérea, que possibilita mais opções de conectividade para nossa região. O Aeroporto de Vitória da Conquista possui potencial significativo para atender esse crescimento de forma contínua, contribuindo tanto para o turismo e o lazer quanto para as viagens a negócios”, destaca. Para garantir uma experiência tranquila, a Concessionária do Aeroporto de Vitória da Conquista recomenda que os passageiros realizem o check-in dentro do prazo estipulado pelas companhias aéreas e cheguem ao terminal com aproximadamente duas horas de antecedência ao horário previsto do voo. SOBRE O AEROPORTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA Com infraestrutura de ponta, o Aeroporto de Vitória da Conquista é a principal opção de transporte aéreo para atendimento ao sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais e homenageia a personalidade conquistense mais conhecida no cenário nacional e internacional: o cineasta Glauber Rocha. Atualmente, o terminal atende operações regulares da Gol e da Latam para Guarulhos (SP), além de voos da Azul para Confins (MG) e Salvador (BA). SOBRE A SOCICAM Líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, a Socicam é especialista em viabilizar soluções para gestão de terminais rodoviários, urbanos, aeroportuários e portuários, sempre com foco no bem-estar do cidadão. Com 53 anos de trajetória, é responsável pela gestão de empreendimentos em todas as regiões do país. Por mês, são mais de 130 milhões de pessoas atendidas em todos os modais de transporte, com mais de 5 milhões de partidas de ônibus, aviões e embarcações.

Arrastão da Micareta de Feira de Santana é incluído no calendário oficial de festas do município
O Arrastão da Micareta de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, passou a integrar oficialmente o calendário de festas tradicionais do município. A informação foi divulgada nesta terça-feira (23) pelo cantor Thiago Aquino, principal atração do evento. A lei já entrou em vigor. A inclusão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na edição de sábado (20), após a determinação ser assinada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), na sexta-feira (19). De acordo com o texto, a Prefeitura de Feira de Santana deve regulamentar a nova lei no prazo de até 30 dias após a publicação. Nas redes sociais, o cantor compartilhou a emoção da conquista. “Fico feliz em poder ter contribuído com a minha cidade! O arrastão não é do Thiago Aquino, é de todos, em especial daqueles que trabalharam durante a micareta e que agora, oficialmente, têm um dia pra tomar aquela gelada”. Arrastão de 2025 O Arrastão acontece desde 2023, sempre na segunda-feira após o último dia oficial da micareta e, até então, era considerado um dia extra na programação do carnaval fora de época da cidade. O evento conta, todos os anos, com a apresentação de Thiago Aquino, considerado a principal atração do Arrastão. Em 2025, a banda Timbalada também integrou a programação e se apresentou no circuito durante a segunda-feira.

Arquivo Municipal é guardião da memória de Vitória da Conquista e de sua população
O Arquivo Público Municipal foi criado em 1978, com a responsabilidade de conservar e armazenar os documentos dos poderes executivo e legislativo do município. Mas, além dos registros administrativos da Prefeitura e da Câmara Municipal que compõem o Arquivo Intermediário, o espaço é um guardião da memória da cidade e de sua população. O chamado Arquivo Permanente ou Histórico reúne documentos em diferentes formatos, como atas, periódicos, projetos arquitetônicos e fotografias que contam o passado de Vitória da Conquista Arquivo Intermediário O principal objetivo da coordenação do Arquivo Municipal é promover um trabalho de reconhecimento e valorização, como explicou o coordenador Robson dos Santos: “Nós queremos contar a memória das pessoas, para que elas tenham o entusiasmo de vir ao Arquivo Municipal conhecer a sua história. Para eu ter noção do meu presente e planejar o meu futuro, eu tenho que conhecer o meu passado”. Ele ainda destacou a importância da memória: É como olhar a nossa imagem no espelho, a importância de conhecer e saber quantas pessoas importantes, conquistenses e conquistados que colocaram a mão na massa para construir essa extraordinária cidade que nós temos hoje”. Acervo de fotografias Com quase 10 milhões de folhas documentais, 240 mil plantas arquitetônicas, 32 mil fotos, 20 mil jornais e 500 livros de registro (1893-2000), o espaço é o principal ponto de pesquisa do município e é visitado por estudantes de graduação, pós-graduação e professores. A equipe profissional é composta pelo coordenador, historiador, bibliotecário e um grupo de auxiliares de arquivo que juntos organizam e catalogam toda a riqueza do acervo, e realizam as visitas guiadas passando o conhecimento técnico e histórico para os visitantes. Há mais de 20 anos, o historiador Jailson Ribeiro trabalha no Arquivo Municipal. Segundo ele, o arquivo é o grande guardador de memórias da região. “O nosso acervo é riquíssimo, ele contém aproximadamente 10 milhões de documentos, e essa é a nossa identidade documental. O meu grande amor é o arquivo, lidar com a memória, com os documentos e prestar esse serviço à população é um prazer”. Arquivo Permanente O “Livro das Marcas de Fogo” é o exemplar mais antigo no acervo de livros de registro. A partir da lei do Intendente Joaquim Correia de Melo, que obrigava o registro de patente das marcas de ferro, o livro servia para a identificação dos gados dos fazendeiros. Já a primeira foto da coleção representa o desfile cívico militar de sete de setembro de 1963, com o prefeito José Pedral Sampaio com componentes da Guarda Municipal. Estão armazenados também os diários oficiais do estado e periódicos encadernados e plantas arquitetônicas, como da tradicional Confeitaria Lindóia. O Arquivo Municipal fica localizado na Avenida Juracy Magalhães, nº 3902, no bairro Felícia. Ele fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem tiver interesse em realizar uma visita ou pesquisa pode entrar em contato pelo número (77)3229-3681 ou e-mail: arquivomunicipal@pmvc.ba.gov.br.