Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saúde

Urgente: Presidente da ALBA é internada na UTI e se afasta de atividades; saiba mais

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos (PSD), foi internada na tarde desta segunda-feira (3) após ser diagnosticada com colite, um processo inflamatório intenso no intestino. A informação foi divulgada pela assessoria da parlamentar. Em um comunicado publicado nas redes sociais é informado que Ivana Bastos precisou, devido a um quadro de desidratação e da necessidade de tratamento com antibióticos, ser encaminhada para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), “onde permanece sob observação e acompanhamento rigoroso da equipe médica”. “O estado de saúde de Ivana Bastos é estável, e a presidente da Assembleia encontra-se consciente, recebendo todos os cuidados necessários e em processo de melhora”, diz a nota. A presidente ficará temporariamente afastada das atividades até que se recupere completamente da enfermidade.   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por Deputada Ivana Bastos (@depivanabastos)

Leia mais »

Homem morre em Feira de Santana e polícia investiga suspeita de intoxicação por metanol

Um homem de 56 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (3) após ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, em Feira de Santana. Identificado como Marcos Evandro Santana da Costa, ele chegou ao local com sintomas de intoxicação. Apesar do ocorrido, o Governo da Bahia informou na quinta-feira (2) que, até o momento, não há registros oficiais de casos de intoxicação por metanol no estado. A gestão estadual destacou que a situação está sendo monitorada em conjunto com o Ministério da Saúde e com outros estados que já notificaram ocorrências suspeitas ou confirmadas. Segundo informações do site Alô Juca, a principal linha de investigação da polícia é de que a morte tenha sido causada por ingestão de metanol, substância altamente tóxica e frequentemente utilizada de forma irregular em bebidas adulteradas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) coletou amostras de sangue da vítima, que foram encaminhadas ao Laboratório Central de Salvador para análise toxicológica. O resultado deve confirmar ou descartar a hipótese de envenenamento. Enquanto isso, a polícia segue apurando as circunstâncias do caso.

Leia mais »

Battre e diretor são investigados por crimes ambientais em aterro sanitário de Salvador

A Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (Battre), empresa responsável pela gestão do aterro sanitário de Salvador, e o diretor Ângelo Teixeira de Castro Carvalho foram indiciados pela Polícia Civil da Bahia por supostos crimes ambientais. O inquérito, conduzido pela 12ª Delegacia Territorial de Itapuã, reuniu mais de 200 páginas com laudos técnicos, registros fotográficos e depoimentos de moradores da região. De acordo com a apuração, uma vistoria realizada em 27 de agosto pela Coordenação de Perícias dos Crimes Contra o Meio Ambiente identificou o desmatamento de aproximadamente 11 mil metros quadrados em uma Área de Proteção Ambiental (APA) no bairro Nova Esperança, próxima aos rios Joanes-Ipitanga. O relatório também apontou assoreamento e possíveis sinais de contaminação por chorume, ainda em análise laboratorial. Os peritos relataram ainda a presença de solo exposto, manilhas de concreto instaladas de forma irregular e o uso de retroescavadeira às margens de um rio, prática considerada típica de degradação ambiental. Segundo moradores, a fauna local praticamente desapareceu e o rio passou a apresentar mau cheiro e água turva, com aspecto enferrujado. região Chamado a depor, o diretor da Battre respondeu por meio de petição apresentada por advogados, que, segundo o inquérito, evitaram esclarecer diretamente várias das perguntas feitas pela polícia. A Battre, integrante do Grupo Solví, administra o Aterro Metropolitano Centro desde 1999. Mesmo diante de denúncias ambientais antigas, a Prefeitura de Salvador renovou em janeiro de 2025 o contrato com a empresa por mais 20 anos, no valor de R$ 2,6 bilhões, sem processo licitatório. O indiciamento foi fundamentado no artigo 50-A da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que trata do desmatamento ilegal em áreas públicas ou devolutas com cobertura vegetal nativa ou plantada. Em nota, a empresa negou o indiciamento e afirmou que a área apontada pela perícia não pertence ao aterro, embora seja vizinha a ele. A companhia declarou ainda que nem a Battre nem o diretor foram formalmente indiciados e reforçou seu compromisso com a legislação ambiental, destacando estar aberta ao diálogo com os órgãos de fiscalização.

Leia mais »

Conferência Nacional aprova diretrizes para novo plano de políticas para mulheres e inclui debate sobre aborto

A 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (CNPM) foi encerrada nesta quarta-feira (1º), em Brasília, com a aprovação de 60 propostas que servirão de base para o próximo Plano Nacional de Políticas para Mulheres, a ser elaborado pelo governo federal. Entre as recomendações aprovadas estão o fim da jornada de trabalho 6×1, a legalização do aborto, a criação de cotas de gênero tanto na política quanto no esporte e a implantação de um Sistema Nacional de Políticas para Mulheres, inspirado no SUS e no SUAS. As delegadas também aprovaram medidas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, combate à violência política de gênero, incentivo ao empreendedorismo feminino, políticas de cuidado e ações de enfrentamento à crise climática sob perspectiva de gênero. Segundo o Ministério das Mulheres, a expectativa é que o novo plano seja publicado até meados de 2026. Divergências e histórico A proposta sobre a legalização do aborto foi a que mais gerou debate entre as cerca de 4 mil delegadas presentes, embora tenha sido aprovada por ampla maioria (83%). Atualmente, o procedimento é permitido apenas em casos de estupro, risco de vida para a gestante ou anencefalia do feto. O governo, no entanto, mantém a posição de que a descriminalização deve ser discutida apenas no Legislativo ou no Judiciário, sem interferência direta do Executivo. Essa postura difere da adotada em 2004, quando a primeira CNPM resultou na criação de uma comissão tripartite para discutir o tema, cujo projeto acabou arquivado em 2011. Outras propostas Alteração da lei eleitoral para garantir paridade de gênero, raça e etnia nos mandatos legislativos. Destinação de 50% do fundo partidário e eleitoral para candidaturas femininas (atualmente a cota mínima é de 30%). Reserva de metade das vagas do programa Bolsa Atleta para mulheres. Criação de um Observatório Nacional de Violência de Gênero para sistematizar dados sobre agressões. A última conferência havia ocorrido em 2016, ainda no governo Dilma Rousseff. Agora, com a retomada do encontro, movimentos sociais pressionam para que todas as recomendações aprovadas sejam incorporadas ao plano nacional, enquanto o governo sinaliza que pontos mais polêmicos ainda passarão por negociações internas.

Leia mais »

Brasil terá aumento de 360% no número de pessoas com demência até 2050

No proximo dia 1º de outubro, se comemora Dia do Idoso, e o alerta se volta para o Alzheimer, doença que compromete memória, raciocínio, linguagem, orientação e comportamento. A Afya chama atenção para os diferentes estágios da enfermidade, que atinge principalmente pessoas com menor grau de escolaridade. Os sinais iniciais, muitas vezes sutis, podem ser confundidos com o envelhecimento natural, atrasando o diagnóstico e o início de tratamentos que retardam a progressão dos sintomas. O Brasil vive um rápido envelhecimento populacional. Segundo o IBGE, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais quase dobrou entre 2000 e 2023, faixa etária em que o risco de Alzheimer é maior, sobretudo em mulheres. Relatório do Ministério da Saúde projeta que, até 2050, o número de brasileiros com demência, estágio avançado da doença, chegue a 5,5 milhões, um aumento de 360% em relação aos índices atuais. “Não existe uma forma definitiva de evitar a doença, mas é possível reduzir o risco com hábitos saudáveis”, explica a médica e preceptora de Neurologia da Clínica Escola Afya Salvador, Ana Margarita Bolaños Cordeiro Vinhas. “Dieta equilibrada, atividade física regular, controle da pressão, diabetes e obesidade, boa qualidade do sono e estímulos cognitivos, como palavras cruzadas, aprender um idioma ou tocar instrumento musical, ajudam a aumentar a reserva cognitiva e proteger o cérebro.” Especialistas reforçam que prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais: manter-se ativo física, social e mentalmente é uma das melhores estratégias para retardar o avanço da doença.

Leia mais »

Suicídios de idosos no Brasil superam o total do restante da população; Bahia representa 12% dos casos

A vontade dos idosos, na maioria das vezes, não é de morrer, mas de acabar com o sofrimento. É o que explica o psicogeriatra Lucas Alves Pereira, médico psiquiatra com formação especializada na saúde mental da população idosa. Diversos levantamentos reforçam essa constatação. Em 2021, a Universidade de São Paulo (USP) publicou uma pesquisa epidemiológica baseada em dados do Ministério da Saúde, referentes a 2012 e 2016, mostrando que a taxa média de suicídio entre idosos era 47,2% superior à média geral da população brasileira no período analisado. Embora o estudo tenha sido publicado há alguns anos, os números permanecem altos. Um levantamento de 2023 feito pelo Umane: Observatório de Saúde Pública indicou que, entre pessoas com 65 anos ou mais, 374 idosos foram vítimas de suicídio, enquanto entre os indivíduos com até 64 anos o número foi de 325, 49 a menos. Os dados mostram ainda que mulheres representam cerca de 59% dos casos e homens, 40%. Na Bahia, o padrão se mantém. Das 45 vítimas registradas pelo levantamento do Umane, 66% eram mulheres (30 vítimas) e 33% homens (15 vítimas). Entre as vítimas de 15 a 64 anos, o estado registrou 32 casos, o que representa aproximadamente 70% do número de suicídios entre idosos de 65 anos ou mais. Para o psicogeriatra e professor de Farmacologia da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Lucas Alves Pereira, o risco elevado de suicídio entre idosos está ligado a fatores como perda de entes queridos e o isolamento social que a aposentadoria muitas vezes traz. “A questão das perdas é significativa. Um grupo etário mais suscetível a perdas vê morrer amigos, cônjuges e, eventualmente, até filhos. O isolamento social nesse contexto pode gerar ou agravar a depressão nos idosos”, explicou. Um exemplo recente é o pai da apresentadora Ana Clara Lima, que comanda o reality musical Estrela da Casa, na TV Globo. Ayrton Lima, de 63 anos, começou a trabalhar como motorista de aplicativo para manter a mente ativa. “Ele quis rodar por aí, dirigir, conversar com as pessoas. Ser motorista é um trabalho digníssimo. Ele adora. É importante para a cabeça dele”, contou Ana Clara ao jornal O Globo. Para reduzir esses números crescentes, tanto os especialistas quanto pesquisas epidemiológicas apontam a necessidade de melhoria em políticas públicas, campanhas educativas, observação de mudanças comportamentais nos idosos e melhor treinamento dos profissionais de saúde. “Infelizmente, as políticas de saúde ainda têm deixado a desejar, e a incidência de transtornos mentais segue aumentando. Campanhas educativas são fundamentais. Observar alterações comportamentais, como a diminuição da capacidade de sentir prazer, é um passo importante para prevenção”, concluiu o médico.  

Leia mais »

Compartilhe essa matéria

Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.