O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, disse em entrevista realizada na edição desta quinta-feira (25) do Jornal da Manhã, que Salvador é a terceira capital que mais vacina contra a Covid-19 no país. O gestor afirmou que a cidade tem 8,7% da população vacinada, atrás, apenas de Manaus e Maceió.
“A boa notícia é que Salvador é a terceira capital que mais vacina no país. Só perdemos para Manaus, que recebeu mais doses, e para Maceió, em Alagoas, mas eu acho que no final do dia de hoje a gente passa Maceió”, disse o secretário.
“Salvador está avançando muito bem, nós, em breve, teremos 10% da população de Salvador vacinada, o que quer dizer que um em cada 10 soteropolitanos estarão vacinados. Hoje um a cada 8,7 estão vacinados, estamos com 8,7% da população vacinada desse momento”.
Espera por leitos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/B/W/hdCvKjQaKwAKtB1VAAZw/leopratesjm.png)
Léo Prates também revelou que a cidade encara um novo problema. Segundo o secretário, 60 pessoas aguardavam por leitos nesta quinta, porque o número de altas nos últimos dias tem caído.
“Nós estamos hoje vivendo um novo problema, cada dia aparece um problema diferente. Houve uma queda expressiva da demanda, porém a gente não está conseguindo o regulamento dos pacientes, porque esse paciente da segunda onda é um paciente de longa permanência. A gente vinha regulando em torno de 100 pessoas e amanhecemos com 60 pessoas aguardando regulação nas UPAs”, explicou.
O secretário afirmou que vai se reunir para tomar medidas e resolver o problema.
“Eu conversei com a Teresa, a gente fez uma breve reunião da regulação com Rita, coordenadora de regulação, e Daniela Alcântara para tentar acelerar durante o dia de hoje, mas essa é uma preocupação que surge agora, que a gente está tendo uma queda do número de regulados, porque a gente está tendo uma queda no número de altas”.