Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Leo Prates diz que comandar a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador foi o ‘maior desafio de sua vida’

Na contagem regressiva de sua saída do comando da Secretaria de Saúde de Salvador, cargo que ocupa desde julho de 2019, Leo Prates fez um avaliação de sua passagem pela pasta e, claro, falou sobre os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, durante entrevista para o Bahia Notícias.

Engenheiro eletricista de formação, Prates acredita que a falta de conhecimento na área de saúde não afetou o seu trabalho. “Eu diria que surpreendi até a mim mesmo, porque nem eu esperava encontrar tantos amigos e tanta facilidade em um momento tão difícil. O meu balanço é extremamente positivo. A Bahia e Salvador tem um dos menores índices de letalidade. Nós nunca tivemos colapso no sistema de saúde, nunca faltou atendimento. E realmente foi o maior desafio da minha vida pública, mas também o que mais me realizou, sem sombra de dúvida”, afirmou.

Ainda sobre a crise sanitária, Prates acredita que o cenário já permite falar em afrouxamento das medidas restritivas na capital baiana. “Volto a dizer que essa decisão cabe ao prefeito Bruno Reis e ao governador Rui Costa, mas nós já temos cenário epidemiológico pra todas as flexibilizações que os dois quiserem avaliar. Mas do meu ponto de vista, há uma preocupação na questão do mês de abril, por já ser um mês de alta de síndromes respiratórias […] Apesar de eu sair no dia 30 de março, eu deixarei tudo pronto porque eu acredito que o mês de abril não teremos alta de internação hospitalar, mas teremos uma alta grande por atendimento por demanda de saúde, tanto que nós devemos ainda esse mês lançar um novo REDA para contratação de profissionais que eventualmente pediram examinação nas unidades básicas para que as unidades possam fazer esse atendimento de síndromes gripais leves”, projetou.

Prates vai tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições de outubro, e por isso precisa deixar a titularidade da SMS até o dia 2 de abril, prazo dado pela legislação para a desincompatibilização. A partir do próximo mês ele volta para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para exercer o mandado de deputado estadual, do qual se licenciou para primeiro assumir a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e de pois a SMS.

Durante a conversa, Prates vendeu o peixe do PDT, partido o qual ele é presidente em Salvador. Na sua visão, a legenda trazer nomes de peso para a disputa, que vão surpreender a política baiana.

O PDT é um partido do diálogo, é um partido da conversa e sobretudo é o partido da educação e da saúde. Essa esses vão ser sempre o nosso norte, a nossa luta e vocês podem escrever aí: nós vamos ser o melhor partido pra ser candidato da Bahia. Porque nós temos um grupo forte e eu posso lhe dizer que até o final do mês vem surpresa boa e grande”, prometeu. Veja a entrevista completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.