Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Itapetinga: “O sonho acabou”, por Juraci Nunes

 

Olhando a carta de intenções do prefeito Rodrigo Hagge, publicada na Justiça Eleitoral e na imprensa local, apelidada por ele de propostas de governo, com as metas que seriam executadas durante os quatro anos de mandato, deparei-me com algumas premissas interessantes, algumas das quais, doravante, vou me ater.

Segundo o enunciado, o jovem Bacharel em Direito, eleito prefeito de Itapetinga com quase vinte mil votos, com um eleitorado predominante jovem, afirma que faria uma gestão lastreada em planejamento estratégico, moderno e factível, ou seja, com ações passiveis de serem implementadas, capazes de resgatar a autoestima de cada cidadão, elegendo como pilar, a geração de emprego e renda, com fortes investimentos na infraestrutura da cidade e na expansão dos serviços públicos que alcançassem um maior número de pessoas. Nem uma coisa nem outra.

Para a consecução dos seus “ambiciosos” objetivos, afirmou que mobilizaria a sociedade, faria parcerias com todas as esferas de governo, deixando transluzir nas estrelinhas que o povo de Itapetinga vivia um momento de desalento e falta de perspectiva de futuro, e que, caso eleito, lutaria para restabelecer a esperança perdida do povo.  Argumentos repelidos pelos aliados do ex-prefeito José Carlos Moura, ao afirmar que o seu período à frente do município fora marcado por grandes realizações, notadamente na saúde e construção de habitação popular.

Com muito pouco acrescentar, os arroubos do discurso messiânico e surrealista do jovem prefeito, itapetinguense de nascimento e soteropolitano por opção, cujo ideário era restabelecer a esperança do povo, não se sustentou, virou retórica.

Não a velha retórica vista como sendo a arte da eloquência, e do bem argumentar, atributo dos sábios oradores, mas uma retórica às avessas, descontextualizada, mas o suficiente para levar ao delírio uma plateia de séquitos e ingênuos eleitores, inclusive este abestalhado que também sufragou o seu nome nas urnas, mesmo tendo a clara percepção de estar embarcando numa grande aventura, e que poderia contribuir para o soerguimento de um grupo político que agonizava nos altos índices de rejeição do eleitorado.

Hoje, o que se vê pela cidade é uma população decepcionada, desassistida, tendo que conviver com a descontinuidade dos avanços que a cidade conquistou ao longo de décadas e a continua precarização dos mais elementares serviços públicos.

Parques e jardins descuidados, lixo se acumulando pelas avenidas, postos de saúde que não funcionam, filas quilométricas no CDM, para marcar uma consulta médica, principalmente parturientes em busca de acompanhamento de pré-natal, distritos abandonados, são algumas das visíveis deficiências dessa gestão que já é um fiasco.

O que aqui se descortina, é apenas um pequeno retrato da Itapetinga real, porque a Itapetinga ideal está na mídia oficial, nas “selfs” e nas poses sorridentes postadas diariamente nas redes sociais pelo nosso jovial prefeito.

Sem avanço na área social, com o déficit de habitação popular voltando a crescer, com o crescente desaquecimento da economia, por falta de novos investimentos, com o desemprego grassando, e grande parte da receita do município sendo absorvida para o pagamento de empresas contratadas a peso de ouro para assessorar o nosso cosmopolita prefeito, a cidade se definha e aos poucos vai perdendo o seu protagonismo no contexto regional.

Portanto, diante da falta de indicadores que apontam para uma mudança desse cenário, o que já era ruim tem tudo para ficar ainda pior, considerando que ele e sua equipe só terão 2019 para esboçar qualquer reação, visto ser 2020, ano que faz parte do calendário eleitoral do País, em que os atores políticos, inclusive ele, entram em cena para se reeleger e eleger os seus candidatos.

Vamos ficar de olho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.