Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram, na última quarta-feira (04), a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento aconteceu no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil, membros de entidades e organizações ligadas à Assistência Social, trabalhadores da rede e usuários do Sistema Único de Assistência Social. O propósito do encontro foi discutir, elaborar e aprovar propostas que busquem o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor.
Entre as autoridades presentes estava o prefeito Candinho Araújo, a secretária de Assistência Social Rose Araújo e a subsecretária Marcela Oliveira, a secretária de Educação Mailza Soares, o secretário de Administração Elber Barreto, o secretário de Saúde Valdeci Porto, a secretária de Gabinete Adriana Alves, os vereadores Alexandre Santana, Adailson Pinheiro e Paulo Rucas, a presidente do CMAS Poliana Tamburi e o vice-presidente Dorisvaldo dos Anjos, a diretora do AABB Comunidade Liziane Gusmão, além da promotora de Justiça Dra. Solange Anatólio e da assessora jurídica Dra. Juliana Barros que ministraram a palestra magna.
Na abertura, o prefeito Candinho classificou o encontro como um espaço privilegiado de debate e participação social que servirá para a construção de uma Itambé mais justa e solidária. “Uma boa administração começa com a Assistência Social. Não vamos medir esforços para avançar cada vez mais, garantindo o desenvolvimento social e acolhendo, com políticas públicas efetivas, a população mais vulnerável. Precisamos fazer diferença e buscar dias melhores para nossa querida Itambé”, pontuou o prefeito.
As discussões e encaminhamentos foram norteados por quatro eixos fundamentais de debate. O primeiro eixo tratou da Proteção Social não contributiva e o princípio da equidade; o segundo abordou o financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e garantia de direitos; o terceiro eixo discutiu o Controle Social; e o quarto eixo tratou da gestão e acesso às seguranças socioassistenciais.
Após a divisão dos eixos temáticos por grupos, as proposições discutidas e aprovadas na Plenária Final pelos participantes foram colocadas em um relatório. Para finalizar os trabalhos, foi realizada a eleição dos delegados que representarão Itambé na Conferência Estadual de Assistência Social, onde serão apresentadas as propostas elaboradas pelo Município.