Conquista: matrículas de alunos da rede municipal começaram nesta terça-feira (16), de modo totalmente on-line

Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), inicia o processo de matrícula para alunos egressos da rede municipal de ensino, ou seja, aqueles que vão mudar de uma escola municipal para a outra. O período para matrícula nas unidades educacionais é até o dia 26 de janeiro. Já para os novos alunos, o período será de 6 a 9 de fevereiro. A grande novidade desta vez é que o processo será realizado 100% on-line.

O principal objetivo é promover mais comodidade, conforto e agilidade para os pais e responsáveis legais de alunos, assim como para as unidades escolares. A renovação da continuidade dos alunos que vão permanecer na mesma escola da rede municipal aconteceu de 4 a 22 de dezembro e contou com a rematrícula de mais de 24.568 alunos para o ano letivo de 2024.

Vale lembrar que, a matrícula será realizada em duas etapas: o agendamento on-line e a confirmação presencialmente. Por isso, para poder matricular um aluno egresso da rede municipal, os pais ou responsáveis legais precisam solicitar junto à escola o documento de transferência, que deve conter um código referente à transferência.

De acordo com a Portaria nº01/2024, publicada no Diário Oficial do Municipal no dia 4 de janeiro, essas matrículas não se aplicam às unidades conveniadas à Prefeitura, como a Creche Bela Vista, Creche Criança e Esperança, Creche Dinaelza Coqueiro, Creche Jesus de Nazaré, Creche Jurema, Creche Lar da Criança Meimei, Creche União e Força e Creche Vivendo e Aprendendo.

Passo a passo para agendamento on-line 

Ao entrar na página da pré-matrícula, clique em “faça sua inscrição”, conforme indicado abaixo:

Posteriormente, digite o código que consta no documento de transferência do aluno e clique em “continuar”

O próximo passo é selecionar a instituição onde pretende matricular o aluno. Depois, aperte novamente em “continuar”

Ainda no formulário, selecione o turno de estudo e a modalidade de ensino do aluno

Feito isso, o sistema informa a data e o horário de entrega da documentação na escola. Com a matrícula concluída, basta imprimir ou salvar o comprovante

Com a pré-matrícula realizada, o próximo passo a ser seguido pelos pais ou responsáveis legais é o comparecimento na unidade escolar, na data previamente agendada, com a documentação exigida e para a assinatura do requerimento da matrícula. Em caso de modalidade (ano/série) incorreta, a matrícula não será validada, cabendo a realização de outro agendamento na modalidade correta. Além disso, se não houver o comparecimento na unidade escolar no período estabelecido para a confirmação da matrícula, a vaga será disponibilizada para outro aluno.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, caso os pais ou responsáveis não consigam fazer a matrícula on-line, eles podem se direcionar à escola pretendida para executar o processo. “Se houver alguma dificuldade na unidade escolar, ele pode se dirigir à Secretaria Municipal de Educação, ao Núcleo de Legalização, que será devidamente orientado para realizar a matrícula”, declarou.

Em caso de dúvidas ou busca por mais informações, a população pode entrar em contato com a Smed, por meio do telefone (77) 9 8833-2914.

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