O Elevador Lacerda completa 148 anos em funcionamento nesta quarta-feira (8). Porém, o equipamento, que é um dos principais cartões postais da Bahia, registrou longas filas justamente no dia do seu aniversário e no feriado de Nossa Senhora da Conceição.
Apenas uma das quatro cabines funcionaram pela manhã. As quatro cabines fazem o transporte de 128 pessoas, por viagem. Com o funcionamento de apenas uma, turistas e baianos enfrentaram transtornos para circular entre as partes alta e baixa da capital baiana.
A situação piorou porque, nesta quarta, bem ao lado do Elevador Lacerda, no bairro do Comércio, é realizada uma ampla programação em homenagem à padroeira da Bahia, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Grande número de devotos precisou usar o elevador e reclamou da situação.
Segundo a prefeitura de Salvador, as outras três cabines do equipamento passam por uma manutenção de rotina e devem voltar a funcionar normalmente até quinta-feira (9).
Sem o Elevador, o trajeto entre as praças Tomé de Souza, no Centro de Salvador, e a praça Visconde de Cayru, no Comércio, leva cerca de 15 minutos a pé. Com o equipamento de 72 metros, o deslocamento leva apenas 22 segundos.