Com dois gols relâmpagos, o Botafogo garantiu com folga a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores, na noite desta quinta-feira. O time carioca venceu o Nacional do Uruguai novamente, desta vez por 2 a 0, no estádio Nilton Santos, e confirmou o confronto brasileiro contra o Grêmio na próxima fase.
Os gols saíram nos primeiros instantes da partida. Bruno Silva abriu o placar aos 2 minutos e Rodrigo Pimpão ampliou três minutos depois. No segundo tempo, o Botafogo reduziu o ritmo, mas o goleiro Gatito Fernández assegurou a classificação com a boa vantagem no marcador. No jogo de ida, o Botafogo havia vencido os uruguaios em Montevidéu por 1 a 0.
Nas quartas de final, o surpreendente Botafogo vai encarar o embalado Grêmio, que despachou o Godoy Cruz por 2 a 1, em casa, na noite de quarta. Será um confronto de opostos, em setembro, entre o reforçado elenco gaúcho, tido como um dos favoritos desde o início do campeonato, e o Botafogo, azarão, fora da lista de candidatos ao título no início do ano, mas que vem mostrando um belo futebol conciso e eficiente.
O confronto ainda não tem datas. Mas, por ter melhor campanha, o Grêmio decidirá o duelo em casa, diante de sua torcida. O primeiro jogo, assim, será disputado no Rio de Janeiro.
O JOGO – O Botafogo precisou de apenas cinco minutos para transformar toda a expectativa e ansiedade da torcida em gols e festa nas arquibancadas no estádio Nilton Santos. Foi o tempo necessário para a equipe carioca balançar as redes duas vezes de forma surpreendente. Até mesmo a torcida demorou para acreditar.
Logo no segundo minuto de jogo, João Paulo cobrou escanteio na área e Bruno Silva, surgindo por trás da defesa uruguaia, cabeceou com força para as redes. Apenas três minutos depois, o Botafogo contou com uma ajuda da defesa do Nacional para ampliar o marcador.