Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Bolsonaro está mais isolado que nunca”, afirma Financial Times em editorial

 

Em editorial publicado no último sábado (03), o jornal britânico Financial Times afirma que o presidente Jair Bolsonaro “está mais isolado do que nunca”, citando a pandemia e a crise entre o mandatário e os chefes das Forças Armadas, que pediram demissão nesta semana.

O título do texto é “O pesadelo de coronavírus do Brasil: ‘Bolsonaro está mais isolado do que nunca’“. O jornal escreve que “a mudança aprofundou a crise política sobre a oposição teimosa de Bolsonaro aos bloqueios e as ameaças do ex-capitão do Exército de usar os militares contra as autoridades locais que tentaram impô-lo”, 

Além da questão com os militares, a publicação também diz que “as Forças Armadas não são a única instituição que perde a paciência com o Bolsonaro”.

Cita então a carta aberta assinada por mais de 500 empresários, banqueiros, economistas e ex-ministros exigindo coordenação nacional das medidas contra a pandemia no Brasil. “Centenas de líderes empresariais proeminentes”, classifica o jornal.

 

O texto critica a conduta do mandatário na pandemia. “Um dos maiores céticos do coronavírus do mundo, Bolsonaro recusou-se a usar máscara durante a maior parte do ano passado, criticou as vacinações e classificou a pandemia como ‘uma gripezinha’. Ele agora está lutando para manter seu governo unido e suas esperanças de reeleição vivas em meio a alguns dos piores números da covid-19 do mundo”.

Sobre as eleições de 2022, o jornal cita um Bolsonaro enfraquecido e a volta da elegibilidade do ex-presidente Lula: “Com o retorno do ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva à política depois que sua condenação por corrupção foi anulada, Bolsonaro não é mais o favorito nas eleições do próximo ano”.

Quem afirma que “Bolsonaro está mais isolado do que nunca”,  frase usada no título do editorial, é o diretor-gerente da consultoria Teneo, Mario Marconini. Ele fala sobre a relação do mandatário com o Legislativo em meio ao agravamento da pandemia no país.

“À medida que a pandemia inevitavelmente piora, haverá outro acerto de contas pelo Congresso em um futuro não muito distante para ver se ele se tornou mais descartável do que é agora”, diz o consultor.

Compartilhe essa matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.