O ex-deputado federal José Carlos Aleluia (Novo), pré-candidato a governador da Bahia, acusou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT) de serem tolerantes com a criminalidade.
Em vídeo postado nas suas redes sociais, Aleluia afirmou que tanto o governo federal quanto o estadual “entendem que o crime é algo com o qual [sic] se pode conviver”.
“Onde está a soberania quando o crime comanda imensos territórios no Brasil e na Bahia?”, questionou Aleluia, ao afirmar que sua pré-candidatura tem como um dos objetivos a transformar o Estado em “parceiro do combate ao crime”.
No vídeo, o ex-deputado ainda elogiou a atuação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), a quem atribuiu o mérito da “operação bem-sucedida” no Rio de Janeiro, a mais letal da história brasileira, com 121 mortos, sendo quatro policiais.
Aleluia também citou como exemplos os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ratinho Júnior (Paraná), que, segundo ele, “querem combater o crime como todos nós”.