Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores de Vitória da Conquista eleitos em 2020 encerram mandato; Veja a ficha dos 23 que assumem em janeiro

A última sessão da atual legislatura da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista aconteceu nesta sexta-feira (20). Segundo o Regimento Interno, o poder legislativo municipal entra em recesso do dia 22 de dezembro até o dia 2 de fevereiro. Antes, no dia 1º de janeiro, como se iniciará uma nova legislatura, os parlamentares se reúnem para tomar posse, dar posse à prefeita e ao vice e eleger a Mesa Diretora da Casa.

Na sessão desta sexta, seis vereadores se despediram do mandato: Augusto Cândido (MDB), Chico Estrella (PDT), Lúcia Rocha (MDB), Nildo Freitas (União), Marcos Vinicius (Podemos) e Valdemir Dias (PT). Lúcia e Marcus foram candidatos a prefeita e a vice e os demais não conseguiram se reeleger.

No ano que vem a Câmara terá 23 vereadores, dos quais, oito estreantes. Dos que repetem mandato, Hermínio está indo para o oitavo, empatando o recorde de Lúcia Rocha e em seguida vem Fernando Jacaré com seis. Luciano Gomes chega ao quinto; Adinilson e Bibia, ao quarto; Babão, Dr. Andreson, Dudé, Nelson de Vivi e Viviane, entram no terceiro; e Dinho, Edivaldo Júnior, Ivan, Subtenente Muniz e Xandó, vão para o segundo mandato.

DETALHES

Média de idade: 49,57 anos
Cidade de nascimento: Vitória da Conquista: 15; Itapetinga: 2; Guanambi: 1. Poções: 1; Medeiros Neto: 1; Ilhéus: 1; São Raimundo Nonato (PI): 1; São Paulo (SP): 1
Cor/raça declarada – Brancos: 11; Pardos: 10; Pretos: 2
Homens: 19; mulheres: 4
Escolaridade – curso superior: 12; superior incompleto: 2; ensino médio: 4; ensino médio incompleto: 1; ensino fundamental: 1; ensino fundamental incompleto: 3Estado civil – casados: 19; solteiros: 3; Viúvo: 1
Ocupações/profissões: vereador: 8; advogado: 4; empresário: 3; comerciante: 1; médica: 1; policial reformado: 1; radialista: 1; servidor federal: 1; fisioterapeuta: 1; outros: 2

FONTE: TSE

DESTAQUES:

Adnilson Pereira, conta que a vida política começou no dia 11 de agosto 2011, após a vitória por 1.065 votos no plebiscito feito na igreja, para escolha de um representante. Assegura que Darei continuidade o mandato do povo com muito desejo de trabalhar valorizar a confiança de cada um daqueles que confiaram nele. “Com fé em Deus”.

Alexandre Xandó, diz que iniciou a trajetória política no movimento estudantil da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde foi Coordenador do Centro Acadêmico Ruy Medeiros e do Diretório Central dos Estudantes. Foi eleito vereador em 2020, com 31 anos e em 2022, candidatou-se a deputado federal, obtendo 29.801 dos votos.
Tem doutorado e professor do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no campus de Brumado. Se declara militante dos movimentos negro, hip hop, de mulheres, LGBTQIA+, quilombolas, povos de axé, pastorais da Igreja católica e sindicatos. É músico e capoeirista. Casado com a enfermeira Jéssica Oliveira, espera Havana, primeira filha do casal. “Esse mandato é mais do que uma cadeira na Câmara — é uma voz para as periferias, as minorias e os movimentos sociais. Um espaço de luta e resistência”.

Cris Rocha atua na política há 15 anos, coordenando as campanhas da mãe e atividades do mandato. Trabalhou no Ministério da Saúde, em Brasília, na Secretaria Municipal de Saúde e na Prefeitura de Vitória da Conquista e no Hospital Afrânio Peixoto. Casada com Luiz Cestari. “A população de Conquista pode esperar por uma vereadora atuante que pensa no bem comum e que quer um cidade que garanta saúde de qualidade, acessibilidade e inclusão para todos”. Uma mulher que trabalha com seriedade e compromisso”.

Diogo Azevedo, Servidor público federal lotado no campus da Ufba, até a eleição estava cedido ao Município e exercia o cargo de diretor-geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, mantenedora do Hospital Esaú Matos. . “Sempre exerci cargos públicos, efetivos e/ou de livre nomeação e exoneração. Política é para gerar dignidade para as pessoas”.

Doutor Andreson, se apresenta como um conquistense descendente de miguelenses. “Vamos lutar por desenvolvimento com inclusão social”.

Edivaldo Ferreira Júnior, diz que sempre esteve envolvido com a política, quer seja acompanhando o pai, que foi vereador várias vezes, quer seja assessorando candidatos como advogado eleitoral. Foi procurador-geral do Município e secretário de Gestão e Inovação. “Acredito na política como um grande instrumento de transformação da sociedade. Continuaremos lutando por uma Conquista cada vez melhor para todos”.

Luís Carlos Dudé entrou muito novo para a política, ao tempo em que demonstrava aptidão para o esporte e a comunicação, atuando como cronista esportivo e radialista. Conhecido como o “menino do Alegria”, Dudé foi candidato pela primeira vez em 2000 e ficou na suplência por apenas 16 votos. Foi presidente da Câmara no biênio 2021-2022 e prefeito interino de Vitória da Conquista, em julho de 2022. “Sou um homem do povo, com a consciência da importância da política como ferramenta fundamental para a transformação de vidas, especialmente dos que mais necessitam” da atuação do Estado”.

Nelson de Vivi tem relação com a política desde criança, seu pai, Vivi Mendes, foi vereador várias vezes. Estudou Economia e Gestão Pública e foi diretor do Centro Acadêmico de Economia da Uesb. Ocupou cargos na gestão Herzem Gusmão. Diz que sua atuação tem como inspiração o legado do pai. “O trabalho continua, sem esmorecimento”.

Paulinho Oliveira começou na política começou aos 18 anos em movimentos estudantis, com diversas atividades produzidas no Colégio José de Sá Nunes. Já exerceu várias funções na Câmara, foi coordenador de Urgência e Emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista, em 2005, e atuou na gestão municipal de 2017 até este ano. “A população uma voz de uma representação ativa, com muita disposição para fomentar o melhor para os conquistenses”.

Ricardo Babão nasceu em Medeiros Neto e veio ainda bebê para Vitória da Conquista. Entrou na política em 2008, quando se candidatou a vereador pela primeira vez. Se elegeu como um dos mais votados em 2012. Entre as prioridades lista a ampliação de projetos sociais e a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho, através de parcerias para cursos profissionalizantes. “Asseguro um mandato transparente, limpo e fiel ao povo que me confiou o voto, valorizando cada pessoa e apoiando propostas que realmente beneficiem a população”.

Ricardo Gordo é conhecido por seu trabalho na imprensa e pelo eventos populares que realiza na sua área de região, tendo como base o bairro Patagônia. Começou na políctica como assessor de Fernando Jacaré, em 2009. Seu lema é “quem não vive para servir, não serve para viver.

Subtenente Muniz foi policial militar por 30 anos. Começou na política em 2020, eleito vereador, tendo se destacado no primeiro mandato, o que lhe garantiu quase o dobro da votação este ano, de 1.362 votos para 2.458. “Trabalho do primeiro ao último dia do mandato”.

Viviane Sampaio adota como lema: “Com coragem e compromisso” e assegura que o mandato será um espaço de luta e conquista, priorizando a saúde, os direitos das mulheres e o bem-estar de todos, sem esquecer das necessidades da zona rural. Nascida em São Paulo em 1975, ela chegou a Vitória da Conquista com 3 anos. É enfermeira e advogada, tendo sido secretária municipal de Saúde até 2016. Recentemente, foi aprovada para doutorado em Saúde Coletiva/PPGSC-IMS na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o que, diz, reforça seu compromisso com a saúde e o desenvolvimento da cidade. “Sigo firme em sua luta por um futuro mais inclusivo e igualitário para Vitória da Conquista”.


Fonte: giorlandolima.blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.