O vereador de Salvador Cláudio Tinoco (União Brasil), um dos coordenadores da campanha de ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia, afirmou que o ex-prefeito da capital baiana terá um candidato para apoiar na disputa pela Presidência da República nas eleições deste ano. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Se Liga Bocão e marca uma mudança de postura em relação ao pleito de 2022, quando ACM Neto optou pela neutralidade na disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Questionado sobre a possibilidade de um aceno ao bolsonarismo, com eventual apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, Tinoco afirmou que, no momento, o nome defendido por ACM Neto para o Palácio do Planalto é o do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). O vereador lembrou que, além de ser do mesmo partido, Caiado lançou sua pré-candidatura à Presidência em Salvador no início de 2025.
“Caiado é o pré-candidato do União Brasil. É o pré-candidato de Neto, de Bruno, de Tinoco, de todo o União Brasil. Lógico que hoje nós compomos uma federação e temos que ouvir lideranças do Progressistas (PP). É diferente do início de 2025, quando o União Brasil ainda não estava federado e quando a pré-candidatura de Caiado foi lançada”, disse.
Apesar disso, Tinoco destacou que ACM Neto tem mantido diálogo com outros nomes colocados no cenário nacional, a exemplo dos governadores Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais. “Essas arrumações do ponto de vista nacional estão em curso. Da mesma forma vão ser conduzidas pelas lideranças nacionais dos partidos”, afirmou.
Mesmo diante das indefinições, o vereador garantiu que ACM Neto terá posicionamento claro contra o PT e contra o presidente Lula. “O que posso dizer de uma forma bem objetiva é que as correntes partidárias de centro-direita desejam uma candidatura única [da oposição] no país. Esse não é outro motivo que não seja ter uma clareza já no primeiro turno para que haja um enfrentamento ao PT e de uma parte significativa da população que rejeita o governo Lula”, declarou. Em seguida, acrescentou: “Nós temos um pré-candidato que é Caiado e, de acordo com a arrumação política e as definições das candidaturas nacionais, se vai ter uma clareza sobre a posição [sobre a eleição presidencial]”.
Durante a entrevista, Cláudio Tinoco confirmou ainda que assumiu a coordenação da campanha de ACM Neto em Salvador e na Região Metropolitana. Segundo ele, a decisão foi tomada após conversa, em fevereiro de 2025, com o ex-prefeito e com o atual prefeito da capital, Bruno Reis (União Brasil). “Naquele momento, eu já tinha minhas convicções de que Neto seria o candidato do nosso grupo político ao governo da Bahia. E estou dentro do escritório do nosso partido. Sou filiado ao União Brasil há 24 anos, sou líder da bancada na Câmara, tenho uma relação de intimidade e proximidade com Neto para poder ajudar”, afirmou.
Ao comentar a formação da chapa oposicionista, Tinoco disse que as conversas ainda estão em andamento. Nomes como João Roma (PL), Márcio Marinho (Republicanos) e Marcelo Nilo (Republicanos) têm sido citados para a disputa ao Senado. Segundo o vereador, a condução está sendo feita por ACM Neto e as definições ocorrerão no momento adequado. “É legítimo que qualquer pessoa, filiada a qualquer partido e que esteja dentro do grupo tenha suas perspectivas, suas vontades e seus desejos de contribuir em qualquer posição. Neto está conduzindo as conversas para a formação da chapa. No momento certo, vai ser analisado”, disse. “Nossa expectativa é de que muitas pessoas que ainda não estão explicitamente no grupo possam ser agregadas e fortalecer a chapa. Vai ter espaço para todo mundo”, acrescentou.