A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), iniciou na última segunda-feira, 6 de outubro, a entrega de milho para plantio aos agricultores familiares da zona rural do município.
A ação é voltada para os produtores inscritos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e está sendo realizada na sede da SMDR, localizada na Rua Catão Ferraz, no Centro da cidade.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e garantir novas fontes de renda para os produtores locais.
“Estamos com duas ações na Secretaria de Agricultura: a distribuição do milho para plantio, em que os produtores cadastrados no CAF podem retirar as sementes, e a assinatura de confirmação para os agricultores que se inscreveram para receber milho para ração dos rebanhos”, explicou.
Além da entrega do milho para plantio, a Secretaria também realiza a assinatura de confirmação para os agricultores cadastrados no programa de distribuição de milho para ração animal, uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).
Segundo Breno Farias, as duas ações fazem parte das estratégias de convivência com os efeitos da seca e das baixas temperaturas registradas no município, que levaram à decretação de situação de emergência.
“É importante que os agricultores com CAF ativo se dirijam até a secretaria para receber as sementes, e os que ainda não assinaram a confirmação para o milho de ração animal façam isso o quanto antes”, reforçou o secretário.
Para muitos produtores, essa é a primeira vez que participam da iniciativa. Dalva Rodrigues, moradora do conjunto do Baixão, destacou a importância do apoio.
“Foi a primeira vez que eu recebi as sementes aqui pelo projeto da Prefeitura. Lá na roça a gente cria galinha e porco, e temos também a plantação. Agora já estamos limpando um local para plantar o milho em novembro”, contou.
Já Marivalda Pereira, de Bate-Pé, também recebeu as sementes pela primeira vez. “Quando teve a ação de distribuição em Bate-Pé eu não consegui ir, mas vim até a secretaria para receber. Já me inscrevi para o milho de ração também. Essa distribuição é importante porque às vezes eu deixo de comprar para mim para alimentar as galinhas e porcos que crio”, disse.
A produtora Josefina Maria, de Campo Formoso, reforçou a relevância da ação neste período de estiagem. “Além de criar galinhas, eu tenho plantação de frutas em meu sítio. Nesse momento de seca é importante a gente ter a opção de plantar o milho para ter uma renda extra e também conseguir alimentar os animais”, afirmou.
Durante toda a semana, a SMDR está divulgando as ações e orientações aos produtores por meio da imprensa local. Os agricultores que tiverem dúvidas podem procurar a sede da secretaria ou entrar em contato pelo telefone (77) 3420-7034.
 
				