A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, realizou na tarde desta quarta-feira, 10, na Praça Rui Barbosa, a III Mostra Cultural das Escolas em Tempo Integral, reunindo uma expressiva participação da comunidade escolar. Estiveram presentes a secretária de Educação, Elvia Sampaio; integrantes da equipe técnica do Departamento Pedagógico; além de alunos, professores e gestores das unidades educacionais participantes.
O evento, idealizado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, reuniu estudantes de 13 escolas municipais que se apresentaram em uma variedade de expressões artísticas, incluindo coreografias temáticas, como Puxada de Rede e Maculelê, temas natalinos, além de dança e teatro inspiradas em ritmos tradicionais. Além disso, o público acompanhou de perto algumas performances que incorporaram elementos da ancestralidade afrobrasileira, explorando a identidade histórica, inclusão e igualdade, buscando ampliar o sentimento de pertencimento a partir do respeito à diversidade.
Participaram da III Mostra Cultural os estudantes do Colégio Municipal Stela Câmara Dubois, Centro de Educação Infantil Aurino Nery, Centro Educacional Leur Lomanto, Centro de Educação Infantil José Augusto Barreto, Escola Municipal Gercino Coelho, Escola Municipal Etelvino Torres de Oliveira, Escola Municipal Prof.ª Amélia Ribeiro Oliveira, Centro de Educação Infantil Expedito Nunes Fernandes, Escola Municipal Dr. Joel Coelho Sá, Escola Municipal Padre Antônio Molina, Centro de Educação de Tempo Integral Ademar Vieira, Escola Municipal Prof.ª Alíria Argolo e da Escola Municipalizada Professora Anita Rabelo Barreto.
“Ver nossos estudantes ocupando o centro da cidade com arte, cultura, identidade e com muita sensibilidade é a prova de que a Educação é uma potente ferramenta de transformação! Esta edição da Mostra Cultural reforça a importância do respeito às diferenças, a inclusão, à diversidade e do fortalecimento das nossas raízes. Estamos muito orgulhosos do trabalho desenvolvido nas escolas, que, com dedicação, ampliam horizontes e constroem diariamente um ambiente Educativo mais humano, mais acolhedor e inclusivo.”, destacou a secretária de Educação, Elvia