O primeiro dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por suposta tentativa de golpe de Estado ganhou destaque na imprensa internacional.
O Washington Post — principal jornal da capital americana — destacou em seu título: “Juiz brasileiro abre julgamento de Bolsonaro com provocação a Trump”, em referência ao presidente dos Estados Unidos.
“O juiz Alexandre de Moraes, um dos principais alvos de Trump, não citou Trump ou os EUA, mas falou de uma tentativa de ‘outro Estado estrangeiro’ de interferir no processo”, escreveu o jornal americano, destacando as falas do ministro sobre a soberania e a independência do Judiciário brasileiro.
O Washington Post destacou que o julgamento acontece no “prédio modernista que foi danificado pelos apoiadores [de Bolsonaro] que invadiram a capital em 8 de janeiro de 2023, uma semana após a posse de Lula” e que esse evento “ecoou a tentativa de apoiadores de Trump de interferir na certificação da vitória do presidente Joe Biden em 2020, no Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021”.
A agência de notícias Reuters também destacou as falas de Moraes que fazem referência indireta aos EUA.