Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mulheres no poder: Municípios baianos têm 53 mulheres no comando das prefeituras

Mulheres foram eleitas para comandar 12,78% das prefeituras baianas em 15 de novembro de 2020, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após 100 dias de governo, em pesquisa realizada pela AZ Work Center, a população destacou as Top 10 com melhor aprovação. Confira a relação abaixo.

Das 417 cidades do estado, em 52 delas a chefia do Executivo municipal é exercida por uma mulher. Em Vitória da Conquista, embora não tenha diretamente sido eleita, Sheila Lemos, vice na chapa do então prefeito reeleito Herzem Gusmão, ascendeu ao poder com a morte do titular.

Os números apontam para um cenário praticamente igual ao de quatro anos atrás. Em 2016, foram 54 prefeitas eleitas, o equivalente a 12,95% do total. A média nacional em relação à presença feminina nas prefeituras é ainda um pouco menor – 12,05% das prefeituras brasileiras são administradas por mulheres.

Dos 20 maiores colégios eleitorais da Bahia, em somente três houve vitórias de mulheres na disputa pelo maior cargo: Suzana Ramos (PSDB), em Juazeiro; Cordélia Torres (DEM), em Eunápolis; e Moema Gramacho (PT), reeleita em Lauro de Freitas. Sheila Lemos entra nessa lista, como citado o motivo.

Primeira mulher eleita prefeita de Juazeiro, Suzana disse que sua vitória serve de incentivo para outras mulheres disputarem cargos, principalmente no Executivo. “As mulheres não gostam muito de se envolver com política, nem todas querem fazer esse sacrifício”, afirma.

Nos cargos de vice, houve queda no número de eleitas na Bahia. Em 2016, foram 61 vice-prefeitas, o que representou 14,63% do total. Naquele ano, foram 56 mulheres eleitas como vice – proporcionalmente, se trata de 13,76%.

Já nos legislativos municipais, o cenário foi de aumento tímido na representatividade feminina. Na eleição anterior, foram eleitas 556 mulheres as Câmaras (12,09% do total). Em 15 de novembro, conquistaram mandatos de vereadoras 586 mulheres (13,08% do total).

Para Vanessa Cavalcanti, docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM/UFBA), é possível “visualizar ranços e avanços, bons resultados e inserção de mais pessoas comuns, rompendo com as oligarquias e ‘clientelismo’, mesmo que ainda não tão equitativos quanto poderíamos”. “As cotas são exemplos de busca da promoção e inserção, mas não de mudanças educativas, visibilidade e acesso”, diz.

Sheila Lemos (DEM) Prefeita de Vitória da Conquista
Braulina (Republicano) Prefeita de Aracatu
Edione Oliveira (PP) Prefeita de Jaguaquara
Eliana Gonzaga (Republicanos) Prefeita de Cachoeira
Suzana Ramos (PSDB) Prefeita de Juazeiro da Bahia.
Cordelia Torres( Dem) Prefeita de Eunápolis
Tânia Ribeiro (PSD) Prefeita de Caatiba
Dra Monalisa (DEM) Prefeita de Ibicaraí
Selma Souto (PSD) Prefeita de Macarani

Dona Nilda ( PCdoB) Prefeita de Poções.

Compartilhe essa matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.