Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mulher

Evento na UPB reúne mais de 100 gestoras e reforça papel na mulher nas prefeituras

Prefeitas e vice-prefeitas da Bahia participaram nesta quarta-feira (13) de um encontro na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). Segundo a entidade, mais de 100 mulheres estiveram no evento. Nos 417 municípios baianos, 25% das gestões têm presença feminina, sendo 53 prefeitas e 59 vice-prefeitas. Uma das presentes foi a prefeita de Mucugê, na Chapada Diamantina, Ana Medrado. Junto com o Senac Bahia, a gestora apresentou o painel “Fomento ao Empreendedorismo Feminino e seus Benefícios para os Municípios” e falou da experiência de Mucugê. Ela estimulou as colegas a criar políticas públicas de capacitação de mão de obra e estímulo ao turismo para fortalecer os negócios comandados por mulheres. “Esse encontro é muito importante para que tenhamos o nosso momento de troca, para analisarmos e conversarmos sobre nossas dificuldades e também dividir boas experiências aplicadas nos municípios, sabendo que podemos contar umas com outras”, disse. As prefeitas de Cachoeira, no Recôncavo, Eliana Gonzaga; e a de Nilo Peçanha, Jaqueline Soares, no Baixo Sul; compartilharam da ideia de que é uma luta diária e permanente ser mulher e ocupar espaços de poder. “O mais difícil não é vencer uma eleição, o difícil é se manter no cargo em uma sociedade machista que tenta o tempo inteiro nos desqualificar”, pontuou a prefeita de Cachoeira, primeira mulher e negra eleita para o cargo.  “Precisamos mudar essa realidade e eu acredito que nós juntas continuaremos buscando realmente o nosso papel na sociedade. As mulheres precisam protagonizar suas vidas”, afirmou Jaqueline. A prefeita de Nilo Peçanha, que também é enfermeira, usou a fala para repudiar o caso recente envolvendo um anestesista que estuprava mulheres na sala de cirurgia durante o parto. “É inaceitável que a mulher seja violada até em um momento tão sublime de dar a luz a uma vida”, afirmou. Por meio de chamada de vídeo, o presidente da UPB, Zé Cocá, reforçou a importância das mulheres à frente das administrações. “Esse encontro marca a força da mulher na política. É extremamente importante a união de vocês para que a gente debata política pública com representatividade”, disse.

Leia mais »

Saiba mais sobre a vereadora de Itapetinga, Sibele Nery; assista a entrevista no Canal AZ News

Sibele Shirley da Silva Moura Nery ou Sibele Nery, nome que ficou fortalecido em Itapetinga e região desta vereadora atuante que tem feito a diferença na Câmara Municipal. Ela será a próxima entrevistada do Canal AZ News, nesta sexta-feira (25), às 17 horas. Para acompanhar o bate-papo, acesse este LINK. Sibele sempre teve destacada atuação na área educacional, tendo sido uma figura de destaque no trato com a coisa pública durante a sua gestão. Firme e determinada, sua postura crítica e direta sempre em favor da comunidade em que está inserida tem levado muitos analistas a apostar em sua candidatura à Prefeitura de Itapetinga. esta e outras questões devem ser abordadas na entrevista. Não percam!    

Leia mais »

Março Mulher em Conquista: Violência contra mulher é tema de oficina com a Guarda Municipal

Com o objetivo de conscientizar, debater e orientar como agir em situações de violência contra mulher, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres, realiza até sexta-feira (25) oficina com a Guarda Municipal. Desde ontem (22), o evento acontece no auditório do Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca) e conta com a participação das técnicas do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav), com abordagem sobre temas sobre a violência contra mulher e rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Para a coordenadora de Políticas para Mulheres, Dayana Evelinne Andrade, a programação com a Guarda Municipal é estratégica, pois visa melhorar a abordagem de mulheres e também de identificar situações de mulheres vítimas de violência. “Nós estamos conversando sobre situações, como o machismo dentro e fora do ambiente de trabalho e também como a Guarda pode atuar como um órgão de retaguarda nos meios que estão presentes. E a partir dessa formação, cuidar, acolher e encaminhar estas mulheres para Delegacia ou para o Crav”, explicou Dayana. Para o guarda municipal, Magnevaldo Silva Santos, o tema traz conhecimento que serão utilizados na rua, no dia a dia, ao atenderem às mulheres, “com estas informações poderemos acolher e direcioná-la aos órgãos competentes”, ressaltou Magnevaldo, que contou a seus colegas que em sua vida duas mulheres lhe inspira, “a primeira referência minha é minha mãe e a segunda é Maria Bonita, a mulher de Lampião, que foi um exemplo de mulher destemida, que enfrentou naquela época um lugar que só poderia ser ocupado por homens”.

Leia mais »

Mulheres são lembradas para chapas na disputa pelo governo da Bahia

A formação das chapas na disputa pelo governo da Bahia está longe de se apaziguar, tanto do lado do governo quanto no da oposição. Para a vaga de candidato a vice-governador, por exemplo, aliados de ACM Neto (UB) e Jerônimo Rodrigues (PT) mencionam a possibilidade de se escolher mulheres, considerando o atual movimento da política nacional. Aliados de ACM Neto querem lançar uma chapa avulsa com Andrea Mendonça (PDT) ao Senado, tendo a vereadora Ireuda Silva (Republicanos) ou a vereadora Cris Correia (PSDB) como suplentes. O movimento seria resultado de uma insatisfação com o ex-prefeito, que já prometeu a vaga de candidato a senador para seu novo aliado, João Leão (PP). Ireuda também foi ventilada para o Senado, nas eleições de 2018, e para a vice de Bruno Reis (UB), em 2020. Mulher mais votada da Bahia nas últimas eleições municipais, a republicana agregaria em voto e representatividade, inclusive para a vice de Neto agora em 2022. Ainda de acordo com aliados, esses nomes femininos também representam a “nova política” e atenderiam a uma demanda de parte da sociedade por mais mulheres em cargos de destaque na gestão pública. Já do lado de Jerônimo, o difícil está sendo encontrar alguém disposto a encarar o desafio da vice. Os deputados estaduais Nelson Leal e Niltinho e os federais Ronaldo Carletto e Zé Neto já recusaram o convite.

Leia mais »

Conquista: Prefeita participa de entrega do troféu para mulheres que se destacaram em trabalhos sociais

A prefeita Sheila Lemos participou na noite de sexta-feira (19) do evento de entrega do troféu Mulheres Solidáritroféu para mulheres que se destacaram em trabalhosas que contemplou 15 mulheres que se destacaram no ano de 2021 pelo trabalho voltado às causas sociais na cidade. A solenidade aconteceu no Plenário Carmem Lúcia, da Câmara de Vereadores, e foi promovida pelo Grupo Meta Solidária que tem como presidente a ex-vice-prefeita Irma Lemos. Em seu discurso, a prefeita Sheila enfatizou a crescente participação da mulher na vida política e social conquistense, ressaltando que a cidade costuma reconhecer o papel de todos aqueles que se dedicam à assistência aos mais necessitados. “Vimos durante a pandemia e também com as chuvas no final do ano passado, que o trabalho das mulheres conquistenses foi fundamental para superarmos os desafios”, acrescentou Sheila. Entre as homenageadas, a secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, recebeu a honraria pela atuação na proteção dos animais e defesa do ecossistema. Além de Ana Cláudia foram laureadas: Alana Santos (Acide), Margarida Oliveira, Maria Eny Vargens Diniz Correia, Jacqueline Ferraz Figueredo, Maria José Aguiar e Silva, Maria Piedade de Melo, Nivalda Silva Santos, Neuza Viana de Melo, Vera Lucia Sampaio Soeiro, Márcia Perrucho, Tenente Alice, Eni Maria Lopes Ferraz de Oliveira, Rosilene Moreira Correia e Gabriela de Diego Garrido. Junto à prefeita e a ex-vice-prefeita, participaram da tribuna de honra os secretários de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e de Gestão e Inovação, Edvaldo Ferreira Junior.

Leia mais »

Mulheres contra a corrupção: 1° Fórum feminino de combate a corrupção ocorreu em SP

Aconteceu no último sábado (05), no Teatro Bibi Ferreira em São Paulo, o 1° Fórum feminino de combate a corrupção. O evento contou com a presença de diversos movimentos que contam com a representatividade feminina, são eles: Mulheres Com Sérgio Moro, Vem Pra Rua, Podemos Mulher União Brasil 44 – Itapecerica da Serra,  PSL Mulher Estadual SP, Curitiba Contra a Corrupção. Encontro organizado pelo Movimento Mulheres com Sergio Moro, que tem como responsável a educadora Patrícia Garcia, e teve como mediadora Ana Cláudia Graf, que se tornou conhecida Nacionalmente, após se declarar “robô arrependido.” Na coordenação e organização do evento esteve Cristina Szabo, presidente do União Brasil Mulher de São Paulo. Representando o Podemos, esteve presente a Márcia Pinheiros, presidente Nacional do podemos mulher. E representando a região Sudoeste Flávia Barbosa e Luciana Barbosa, presidente e vice do União Brasil Mulher Itapecerica da Serra; Coordenadora Estadual do movimento mulheres com moro de MG Marcela Cavalcante; Ana Paula Pinho médica neurologista e neurofisiologista clínica e cirúrgica que trouxe temas importante para as questões feminina; Narli Resende ativista no combate a corrupção e apoiadora da Lava Jato; Mulheres que tem muito em comum, são lavajatistas, totalmente contra a corrupção e não se dobraram diante das mutações do governo atual, saíram da bolha que infelizmente cega muitos, e estão unidas contra os mesmos, em busca de um Brasil melhor e obviamente estão em apoio ao presidenciável Sergio Moro. Juntas, apresentaram, debateram projetos fundamentais para inclusão e participação da mulher na política. O deputado federal Júnior Bozzella vice-presidente nacional do União Brasil, foi homenageado por se destacar entre os parlamentares por ter 8 projetos em defesa, a favor das mulheres. Alguns aprovados no início do mandato. Sergio Moro respondeu perguntas, esclarecendo muitos pontos importantes e necessários para o combate a violência doméstica. Reforçou que continuará lutando contra a corrupção! Todos aplaudiram de pé, e agradeceram por ele ter aceito ser candidato a Presidente da República.

Leia mais »
plugins premium WordPress
Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.