O município de Jequié realizou nesta quinta-feira, 11, na Câmara Municipal o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, edição 2025/2028, reunindo secretários municipais, gestores de políticas públicas, representantes do Sistema de Garantia de Direitos, mobilizadores, adolescentes, comunidade quilombola e de indígenas, povos de religião de Matriz Africana; além da sociedade civil organizada. Estiveram presentes, o secretário de Governo, Vagner Amparo, representando o prefeito de Jequié, Zé Cocá; a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; o articulador do Selo UNICEF, Dillas Souza Santos; a secretária de Educação, Elvia Sampaio; os vereadores, Ladislau Bulhões, o Bui, e Aroldo Brito; a diretora do Departamento de Atenção Básica, Marisna Gonçalves, representando o secretário de Saúde, Marlon Pereira; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Iraí Silva Santos; a mobilizadora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), e chefe de Divisão de Eventos e Programas da Juventude, Sara Santos Cardoso; e a representante do NUCA, Kauane de Jesus.
O fórum marca o início do processo participativo que acompanhará o município ao longo da certificação do Selo UNICEF, reforçando o compromisso da administração municipal com a garantia de direitos, inclusão social, participação cidadã e melhoria dos indicadores nas áreas de Saúde, Educação, Assistência e Proteção Social. A participação ativa da comunidade é fundamental para que a cidade avance ainda mais na construção de um futuro justo, acolhedor e cheio de oportunidades para suas crianças e adolescentes.
“Seguimos trabalhando firmes para que o município siga avançando com os indicadores sociais, bem como as demais áreas prioritárias, afinal cuidar da infância é uma tarefa que deve ser colocada em prática por todos nós. Essa união de esforços e essa escuta que é feita junto aos que lidam diariamente com a questão da defesa e garantia de direitos, é importantíssima para que consigamos resultados mais sólidos e duradouros. Este Fórum simboliza exatamente isso: a união por um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.