
Copa do Mundo 2026: veja como será a repescagem que define as últimas vagas
A Copa do Mundo de 2026 vai inaugurar um novo formato. Pela primeira vez, o torneio terá 48 seleções e será realizado em três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá. Até agora, 18 equipes já garantiram classificação, mas ainda restam vagas em aberto. Entre elas, duas serão preenchidas através da repescagem internacional, considerada a parte mais dramática do processo eliminatório. Como funciona a repescagem A disputa reunirá seis seleções, sendo uma de cada continente (exceto a Europa, que não participa), além de duas representantes da Concacaf, por ser a confederação anfitriã. O formato foi desenhado como um “mini-torneio mundial”, com partidas em março de 2026 nos países-sede, também servindo como evento-teste para o Mundial. Na primeira etapa, quatro equipes sorteadas jogam partidas eliminatórias. Os vencedores enfrentam, na fase seguinte, as duas seleções mais bem posicionadas no ranking da Fifa entre as participantes. Ao final, apenas duas seleções carimbam o passaporte para a Copa. Seleções confirmadas na repescagem Até o momento, os classificados são: Oceania: Nova Caledônia América do Sul: Bolívia Concacaf: duas seleções ainda indefinidas Ásia: uma seleção ainda indefinida África: uma seleção ainda indefinida Diferença em relação ao passado O modelo rompe com o formato tradicional, usado até a Copa do Catar em 2022, em que havia confrontos diretos entre continentes (ex.: América do Sul x Ásia, África x Oceania). Já na Europa, o sistema era separado, reunindo 12 seleções em três grupos para definir três vagas. Agora, a Fifa unificou o modelo e adaptou à expansão do torneio. Classificados até agora Veja quem já está garantido no Mundial: África (CAF): Marrocos e Tunísia (7 vagas ainda em disputa) Ásia (AFC): Austrália, Irã, Japão, Jordânia, Coreia do Sul e Uzbequistão (2 vagas restantes) Concacaf: Canadá, México e Estados Unidos (3 vagas ainda abertas) América do Sul (Conmebol): Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, Paraguai e Uruguai (sem vagas disponíveis) Europa (Uefa): nenhuma seleção definida até o momento (16 vagas em disputa) Oceania (OFC): Nova Zelândia (vaga única já garantida) Datas importantes Sorteio dos grupos: 5 de dezembro de 2025 Abertura: 11 de junho de 2026 Final: 19 de julho de 2026 Até lá, a repescagem seguirá como a última oportunidade de seleções menos tradicionais alcançarem o palco máximo do futebol.

Copa do Brasil: Fluminense derrota Bahia e garante vaga na semifinal
A Copa do Brasil segue pegando fogo. Na noite de quarta-feira (10), o Fluminense venceu o Bahia por 2 a 0 no Maracanã e assegurou vaga nas semifinais. No placar agregado, o Tricolor carioca levou a melhor por 2 a 1 e segue firme na disputa pelo título. Na mesma rodada, o Corinthians confirmou a classificação ao derrotar o Athletico-PR por 2 a 0, repetindo o bom resultado da primeira partida. Jogos desta quinta-feira A definição dos outros semifinalistas acontece nesta quinta (11). Às 19h30, o Cruzeiro recebe o Atlético-MG no Mineirão, com vantagem confortável após vencer o primeiro confronto por 2 a 0. Já às 21h30, no Estádio Nilton Santos, o Botafogo encara o Vasco. O duelo carioca promete equilíbrio, já que o jogo de ida terminou empatado em 1 a 1. A partida terá transmissão da Rádio Nacional.

Estádio da Zona Oeste de Vitória da Conquista passa por reforma após inauguração
O Estádio Municipal da Zona Oeste, conhecido como Murilão, recém-inaugurado pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, permanece interditado devido a problemas no gramado sintético, que foi considerado de baixa qualidade. A situação foi detalhada pelo secretário municipal de Esportes, Francisco Dantas Filho, o Chico Estrela, durante visita ao local. De acordo com o secretário, o campo necessita de reparos urgentes, mas a Secretaria de Esportes ainda não dispõe de recursos suficientes para realizar a substituição completa do gramado. “Infelizmente, não é o gramado que a população merece. Dentro das nossas possibilidades, estamos fazendo intervenções para garantir que os esportistas possam utilizar o espaço, até que seja viável a troca total”, afirmou. O gestor, que já atuou como vereador e goleiro, destacou ainda que a falta de manutenção após a instalação agravou os problemas. “Agora, com a Secretaria em funcionamento, estamos focados em fiscalizar e realizar os reparos necessários”, acrescentou. Segundo Chico Estrela, as intervenções devem ser concluídas até outubro, juntamente com a instalação da iluminação do estádio. “Estamos trabalhando com dedicação, buscando parcerias e contando com nossa equipe para recuperar o campo da melhor forma possível”, ressaltou. Além do Murilão, o secretário comentou sobre a Lagoa das Bateias, que recebeu investimentos nos últimos anos, mas ainda enfrenta dificuldades relacionadas à poluição e conservação. “A Lagoa não está abandonada. Temos equipes atuando na limpeza e também na conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos. Nosso objetivo é trazer competições de canoagem, revitalizar o espaço e promover melhorias no parquinho e na pista de skate”, explicou. Chico Estrela finalizou destacando que, apesar das limitações orçamentárias e da recente criação da Secretaria, a prioridade é reorganizar o esporte em Vitória da Conquista e oferecer estruturas adequadas para a comunidade.

Janela fechada: veja as contratações do Vitória para a reta final da temporada
Com o fim da janela de transferências na última terça-feira (2), o Vitória definiu o elenco que terá à disposição até o final da temporada 2025. Lutando contra o rebaixamento à Série B, o Leão realizou nove contratações, incluindo os retornos de empréstimo do zagueiro Camutanga e do volante Dudu. As mudanças não ficaram restritas ao grupo de jogadores. No comando técnico, Thiago Carpini foi demitido em 9 de julho para a chegada de Fábio Carille, que permaneceu apenas nove jogos à frente da equipe e deixou o cargo em 26 de agosto Atualmente, o Rubro-Negro é dirigido por Rodrigo Chagas, que estreou com vitória por 1 a 0 sobre o Atlético Mineiro, no último domingo (31). Embora tratado como interino, há a expectativa de que o treinador seja efetivado nesta quarta-feira (3). Entre os reforços, chegaram ao Barradão: Goleiro: Thiago Couto (emprestado pelo Sport); Zagueiro: Camutanga (retorno de empréstimo do Remo); Lateral-esquerdo: Ramon (emprestado pelo Internacional); Volantes: Rúben Ismael (ex-Moreirense em definitivo) e Dudu (retorno de empréstimo da Ponte Preta); Meias: Aitor Cantalapiedra (ex-AEK Larnaca, em definitivo), Romarinho (ex-Al-Rayyan, em definitivo) e Rúben Rodrigues (ex-Oxford, em definitivo); Centroavante: Renzo López (ex-Al-Fayha, em definitivo). Por outro lado, deixaram o clube o goleiro Gabriel, (emprestado ao Sport) o meia Wellington Rato (emprestado ao Goiás)e os atacantes Carlos Eduardo, Gustavo Mosquito, Janderson e Léo Pereira. Alvo do Coritiba, o atacante Lucas Braga, que sequer foi relacionado para o duelo contra o Atlético, segue no elenco rubro-negro. Com 40,3% de risco de queda após 22 rodadas da Série A, o Vitória volta a campo no próximo dia 13, sábado, às 16h, contra o Fortaleza, no Castelão, pela 23ª rodada. Depois, o time recebe o Fluminense no Barradão, no dia 20, também às 16h. Confira o elenco do Vitória até o fim de 2025: Goleiros – Lucas Arcanjo, Thiago Couto, Fintelman e Davi Barbosa; Laterais – Raúl Cáceres, Claudinho, Ramon, Paulo Roberto, Maykon Jesus, Jamerson e Emerson Buiu; Zagueiros – Lucas Halter, Camutanga, Zé Marcos, Edu, Neris e Kauan; Volantes – Baralhas, Ronald, Willian Oliveira, Dudu, Ricardo Ryller, Pepê, Rúben Ismael, Edenilson e Wendell; Meias: Matheuzinho, Romarinho, Rúben Rodrigues e Lucas Lohan; Atacantes – Osvaldo, Erick, Aitor Cantalapiedra, Lucas Braga, Fabri, Felipe Cardoso, Renato Kayzer, Renzo López e Carlinhos.

Veja os convocados da Seleção Brasileira na segunda lista de Ancelotti
O técnico Carlo Ancelotti fez sua segunda convocação para a Seleção Brasileira nesta segunda-feira (25), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A principal novidade é a presença do atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro. O Brasil encara o Chile, no dia 4 de setembro, no Maracanã, e a Bolívia, no dia 9, em El Alto. Ao todo, quatro atletas que atuam no Brasil foram convocados: o goleiro Hugo Souza, do Corinthians, os defensores Alex Sandro, do Flamengo, e Fabrício Bruno, do Cruzeiro, e o atacante Kaio Jorge, também do Cruzeiro, artilheiro do Brasileirão 2025. Em relação à primeira lista de Ancelotti, que enfrentou Equador e Paraguai em junho, foram nove mudanças. O atacante Vini Jr, do Real Madrid, por exemplo, não foi escolhido por estar suspenso para a primeira partida. Os convocados se apresentam no dia 1º de setembro, na Granja Comary, em Teresópolis. O Brasil já está classificado para a Copa do Mundo de 2026. Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al Nassr) e Hugo Souza (Corinthians); Laterais: Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Monaco), Douglas Santos (Zenit), Vanderson (Monaco) e Wesley (Roma); Zagueiros: Alexsandro (Lille), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG); Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Paquetá (West Ham); Atacantes: Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Raphinha (Barcelona) e Richarlison (Tottenham).

Jean Lucas, meio campista do Bahia, entra na pré-lista da Seleção Brasileira para Eliminatórias
Titular absoluto do Bahia, o volante Jean Lucas foi incluído pelo técnico Carlo Ancelotti na pré-lista de convocados da Seleção Brasileira para os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas contra Chile e Bolívia, em setembro. A lista final será divulgada na próxima segunda-feira (25). A informação foi divulgada inicialmente pelo site ge.globo. Aos 26 anos, Jean Lucas chegou ao Bahia no início da temporada passada, ao lado de reforços como Everton Ribeiro e Caio Alexandre, e completou recentemente 101 jogos com a camisa tricolor. Campeão baiano em 2025, o camisa 6 acumula 51 vitórias, 25 empates e 25 derrotas pelo clube. Antes de saber se estará entre os convocados da lista final, o jogador tem compromissos decisivos pelo Bahia. Nesta quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), o Tricolor recebe o Ceará, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em jogo único pela semifinal da Copa do Nordeste. No domingo (24), enfrenta o Santos, também na Fonte Nova, às 16h, pela 21ª rodada do Brasileirão.