O deputado estadual e pré-candidato ao governo de São Paulo, Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, e o coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos, anunciaram nesta segunda-feira (28), que estão à caminho da Ucrânia.
Atualmente eles estão em Viena, na Áustria, e pretendem alugar um carro para cruzar a Eslováquia e chegar ao país, que desde a última semana vem sofrendo diversos ataques da Rússia.
Nas redes sociais, Renan afirmou que ambos estão indo ao país ucraniano para fazer cobertura e entrevistas. Segundo ele, colegas de movimentos sociais ucranianos os convidaram.
“Pessoal, eu e Arthur estamos indo pra fronteira com a Ucrânia, a pedido de amigos de lá, pra fazer cobertura/entrevistas. É o fato político, talvez, mais importante das nossas gerações”, escreveu.
Ele frisou que não estão em missão de governo e usam recursos próprios. Segundo ele, parte da mídia e grande parte da esquerda apoiam Putin.
Arthur Do Val disse que a viagem tem como objetivo acompanhar a situação de perto.
“Nós vamos ver parte do bolsonarismo tentando justificar o que o Putin está fazendo e outros dizendo que não é guerra e não dá pra politizar o assunto”, disse.
Nas redes sociais, a ida da dupla ao país em guerra foi criticada e considerada oportunista.
“Não tem nada aqui pra vocês fazerem? Tão querendo aparecer demais”, escreveu um internauta. “Vai dar várias fotos interessantes pro insta e uns likes. Faz uma campanha de doação de grana pra eles que ajuda mais!”, disse outro.
A viagem, no entanto, também recebeu elogios. “É um ato de coragem. Espero que consigam dar luz a tudo que está acontecendo lá”, comentou outro seguidor.
Parabéns pela iniciativa.