A Bahia registrou crescimento nos casos de varicela (catapora) em 2025. De janeiro a agosto, foram confirmadas 788 ocorrências, o que representa um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
As notificações se concentram em algumas cidades: Salvador (319 casos), Itapetinga (40), Camaçari (34), Porto Seguro (27) e Itiúba (26).
Prevenção e vacinação
O infectologista Claudilson Bastos, consultor do Sabin Diagnóstico e Saúde, alerta que a catapora se espalha rapidamente, mas pode ser evitada com a vacinação disponível no SUS e também na rede privada.
“Temos vacinas seguras e eficazes para prevenir a doença e suas complicações. É fundamental manter o calendário vacinal das crianças em dia, especialmente neste período em que aumenta a circulação em escolas e creches”, explicou.
A orientação é que as crianças recebam a primeira dose entre 12 e 15 meses e a segunda entre 4 e 6 anos. Em situações de surto, é possível vacinar bebês a partir dos 9 meses. Já adolescentes e adultos que nunca tiveram catapora nem se vacinaram devem tomar duas doses, com intervalo mínimo de quatro semanas entre elas.