O governo brasileiro pretende iniciar já na próxima semana, em Washington, uma rodada de negociações com os Estados Unidos para discutir o fim das tarifas impostas por Donald Trump aos produtos nacionais. Segundo fontes do Planalto, a ideia é enviar uma “tropa de choque” formada pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), com o objetivo de acelerar um acordo após o encontro entre Lula e Trump na Malásia. A reportagem é do jornal “O Globo”.
Durante a reunião entre os dois presidentes, que durou cerca de uma hora, Lula pediu a suspensão da sobretaxa de 50% aplicada pelos EUA sobre exportações brasileiras, como um gesto de boa vontade. Embora Washington não tenha aceitado a revogação imediata do tarifaço, o diálogo foi considerado positivo, e as equipes dos dois países começaram a traçar os próximos passos das conversas. O governo brasileiro também espera discutir o cancelamento de sanções contra autoridades nacionais, incluindo o ministro Alexandre de Moraes.
Apesar da disposição mútua, ainda não há um cronograma definido, já que Trump participará da cúpula da APEC em Seul nos próximos dias. Mesmo assim, Brasília vê o momento como uma oportunidade de reaproximação e aposta no “clima amistoso” entre os dois líderes. Durante voo para o Japão, Trump elogiou Lula, desejou-lhe feliz aniversário e disse estar aberto a um acordo: “Ele é um cara vigoroso e foi muito impressionante”.