Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bahia mobiliza municípios para adesão ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens

Secretaria da Educação da Bahia (SEC) iniciou um movimento estadual para engajar as redes municipais no Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, programa do Ministério da Educação (MEC) voltado à recuperação pedagógica de estudantes da Educação Básica. As gestões municipais têm prazo até o dia 19 de setembro para realizar a adesão, de forma voluntária, por meio da plataforma Simec.

Para ampliar a participação, a SEC estruturou um conjunto de estratégias que incluem articulação direta com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime-Ba) e ações coordenadas pela Coordenação de Educação Infantil e Ensino Fundamental em Diálogo com as Redes Municipais. Além disso, informações e materiais de apoio serão disponibilizados em grupos técnicos, permitindo o esclarecimento de dúvidas e a orientação sobre cada etapa do processo.

Os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) também estão mobilizados, oferecendo acompanhamento descentralizado e suporte técnico às secretarias municipais. A coordenadora da área de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEC, Graciene Guimarães, ressaltou a importância da iniciativa. “A adesão ao pacto é essencial para enfrentarmos coletivamente os desafios da recomposição das aprendizagens. O Estado da Bahia está comprometido em apoiar cada município neste processo”, afirmou.

Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política nacional construída em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com a Undime. Seu objetivo central é reduzir os impactos das defasagens de aprendizagem agravadas pela pandemia, garantindo que estados e municípios atuem de forma integrada.

O programa disponibiliza apoio técnico e financeiro aos entes federativos, organizando-se em seis eixos principais: Avaliação, Currículo, Organização e Mediação Pedagógica, Materiais, Desenvolvimento Profissional e Gestão Educacional. A iniciativa prioriza estudantes com maiores dificuldades, oferecendo condições para que o sistema educacional avance na recuperação do desempenho escolar em todo o país.

Compartilhe essa matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.