Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Audiência de instrução e julgamento de possível fraude na cota de gênero no Avante é marcada para início de dezembro

A audiência de instrução e julgamento para investigação de uma possível fraude à cota de gênero nas Eleições Municipais de 2024, no partido Avante já tem data marcada. Acontecerá no dia dia 3 de dezembro, às 9 horas, em Vitória da Conquista.

A investigação está sendo realizada após a Federação Brasil Esperança composta pelos partidos PT, PCdoB e PV mover um processo contra o partido Avante. A ação, que corre na 39ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista, solicitou a investigação de uma possível fraude à cota de gênero nas Eleições Municipais de 2024.

A suspeita é que uma candidata a vereadora do Avante não tenha participado de nenhuma ação de campanha política. Além disso, a candidata em questão teve apenas um voto registrado na urna eletrônica. As situações levantaram a suspeita de “candidata fantasma” ou “laranja”, já que todos os partidos devem seguir a cota de gênero, como determina a Justiça Eleitoral.

Nas eleições municipais de 2024, realizadas no dia 6 de outubro, o Avante conseguiu eleger Natan da Carroceria. O candidato recebeu 1.505 votos válidos, ocupando a última vaga de vereador. No entanto, caso seja confirmada a “fraude”, o partido perderá a vaga. A cadeira deverá ser ocupada pela delegada Gabriela Garrido (PV), primeira suplente.

O processo contra o Avante será analisado pelo Juiz da 39º nona zona eleitoral. Nas eleições deste ano, o Avante teve como candidato a prefeito o Drº Marcos Adriano, que ficou em quarto lugar com 6.512 votos, o que representa 3,29% dos votos válidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.