Tite tem seus jogadores favoritos, mas diante de uma situação incomum onde 3 dos seus 4 laterais da seleção brasileira estão lesionados ou não vem 100%, o treinador precisou recorrer a um de seus convocados que não agrada boa parte dos torcedores, o lateral direito Daniel Alves. Porém, apesar das críticas, Dani Alves vem correspondendo bem quando acionado.
Com 126 partidas, Dani Alves superou Roberto Carlos, lendário lateral-esquerdo, como o segundo maior jogador da Seleção Brasileira em número de partidas nos mais de 14 anos de serviços prestados à Seleção Canarinha, atrás apenas de Cafu, que tem 146 partidas nos 16 anos em que atuou com a camisa 2.
No jogo contra a Coreia do Sul na última segunda-feira (2), pelas oitavas de final da Copa do Mundo, se desenhou de maneira bem favorável para a Seleção Brasileira, com uma sonora goleada marcada ainda no primeiro tempo, Tite ordenou que o time jogasse com as linhas baixas e explorasse os contra-ataques nas costas dos sul-coreanos. Conforme os espaços apareciam, Éder Militão, improvisado no lado direito, não avançava. Tite preferiu a entrada Dani Alves para corrigir esse incômodo na segunda etapa do jogo.
Segundo partida seguida de Dani Alves na Copa
Dani Alves gerou fortes críticas a Tite por ter sido convocado após uma passagem super apagada no Pumas do México. Porém, após atuar contra Camarões, o ex-lateral do Barcelona foi novamente colocado em campo por Tite diante da Coreia do Sul e pela segunda vez atuou muito bem na função que o consagrou.