Nos três primeiros meses de 2020 foram feitos 55 desligamentos por motivo de morte nos bancos, no mesmo período neste ano, o número saltou para 152. Tendo em vista esses dados alarmantes, divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), bancários do estado da Bahia realizaram uma carreata, na manhã deste sábado (5), para solicitar a inclusão deles no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Em Salvador, a manifestação ocorreu no Vale do Canela.
Na ocasião, o presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, destacou o importante papel cumprido pelos bancários durante a crise sanitária e denunciou novamente a falta de vacina para os trabalhadores que estão incluídos na lista de atividades essenciais, conforme o Decreto 10.282 de março de 2020.
O Sindicato atua há meses pela inclusão dos trabalhadores no grupo prioritário. Já enviou diversos documentos ao Ministério da Saúde, participou de reuniões com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de realizar campanhas, abaixo-assinado, protestos e audiências para cobrar celeridade na vacinação.