Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Detrans de todas as regiões do país já operam modelo da CNH do Brasil

Em um movimento conjunto das esferas regionais e federais, 16 Departamentos Estaduais de Trânsito já operam sob as novas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que simplificam o processo para obtenção do documento.

O Detran de São Paulo, por exemplo, é referência entre as instituições de trânsito que já seguem as diretrizes da CNH do Brasil e foi o primeiro do país a aplicar o novo exame teórico. Nesta semana, o órgão lançou uma página especial no site, com passo a passo, cronograma de implementação e informações atualizadas conforme a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 1.020/2025, para que não fiquem dúvidas aos paulistas.

“A iniciativa garante transparência e segurança ao cidadão durante o período de transição, além de detalhar como as mudanças tornam o processo mais rápido e mais barato em São Paulo”, ressalta a instituição.

Outro avanço relevante foi a rápida viabilização do cadastramento de instrutores autônomos no estado, por meio de um sistema específico de credenciamento.

O Rio Grande do Sul está finalizando as adaptações, que devem ser concluídas até janeiro, mas já atende a população pelo novo modelo. Já o estado do Amapá tem realizado ajustes operacionais e sistêmicos para concluir as adequações.

“As adaptações no Detran/AP vêm ocorrendo de forma gradual e planejada. A Diretoria de Tecnologia, em contato direto e permanente com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), já conseguiu implantar importantes adequações no sistema”, afirma em nota.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou a importância do empenho dos órgãos de trânsito em atender o cidadão dentro do novo modelo.

“Já são 22 milhões de acessos à plataforma da CNH do Brasil, e mais de 1 milhão e 600 mil brasileiros já estão inscritos no curso teórico online gratuito. Estamos fazendo a diferença na vida de milhares de brasileiros. Isso significa mais cidadãos habilitados”, celebra.

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério dos Transportes

Compartilhe essa matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.