O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou, neste domingo (14), que se a Bahia não tivesse uma boa saúde financeira os empréstimos que vem solicitando não seriam aprovados. Segundo ele, a estabilidade econômica do Estado prova a capacidade de pagamento dos investimentos.
“Para a gente pedir um empréstimo, nós temos que ter saúde financeira no Estado. Não passaria na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na Secretaria da Fazenda, no Ministério da Economia, muito menos no Senado, se não tivéssemos essa estabilidade e condições de pagamento”, afirmou o político.
Segundo Rodrigues, outros Estados do Brasil, que são mais ricos que a Bahia, não podem tomar empréstimos porque estão devendo. “Enquanto nós, um estado nordestino, não temos a melhor receita do Brasil, mas temos as condições de honrar com nossos compromissos”, completou.
Na sexta-feira (12), o governador da Bahia havia solicitado mais um empréstimo para complementar investimentos do novo PAC. O novo pedido de empréstimo foi estipulado em R$750 milhões, sendo este o 23º pedido de crédito feito pela gestão Jerônimo Rodrigues.