Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bahia inicia projeto de arborização urbana em dez cidades

Governo do Estado firmou, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), uma parceria com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) para arborizar 10 cidades baianas com espécies nativas e frutíferas. O acordo, firmado nesta sexta-feira (6), prevê o início do projeto para 2026, a começar pelo município de Barreiras, no oeste do estado.

A previsão é que Barreiras receba mil mudas de espécies da Caatinga e do Cerrado, além de árvores frutíferas e madeireiras. Para o secretário Pablo Barrozo, “o projeto de arborização funcional visa aproximar as pessoas da natureza nas cidades, melhorar o clima urbano e o bem-estar da população”, explica. “Esse crescimento permite que avancemos enquanto sociedade, mas principalmente como seres humanos que cuidam do meio ambiente”, completou.

A Seagri orientará as prefeituras sobre espécies e manejo das mudas, além de capacitar as equipes municipais. A ABAF fornecerá as mudas e apoiará a mobilização comunitária. Um comitê de acompanhamento elaborará relatórios periódicos sobre os avanços.

O projeto de arborização funcional vai além do paisagismo convencional ao unir critérios técnicos e benefícios ambientais. As espécies nativas do Cerrado e da Caatinga escolhidas são naturalmente adaptadas ao clima e ao solo da região, oferecendo maior resistência a pragas, doenças e eventos climáticos extremos.

Essas árvores trazem benefícios práticos: reduzem o calor nas ruas, aumentam a umidade do ar, oferecem sombra e filtram poluentes. Além disso, atraem pássaros e outros animais, criando corredores verdes que conectam as áreas urbanas com a natureza ao redor.

Compartilhe essa matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.