O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, emerge como peça-chave na estratégia do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para impulsionar a segurança pública nos municípios baianos. O governador anunciou, nesta quinta-feira (6), a intenção de dialogar com a entidade e o mandatário para incentivar outras cidades a adotarem planos municipais de segurança inspirados na metodologia apresentada por Salvador.
Jerônimo Rodrigues destacou que a proposta municipal se alinha ao debate nacional sobre a criação de um Sistema Nacional de Segurança Pública, nos moldes do SUS, integrando União, Estados e Municípios. “Segurança pública não se faz sozinho. A gente precisa colocar os recursos e as energias juntos, com dados sistematizados e ações coordenadas”, afirmou o governador.
Com o suporte da entidade municipalista, o governador informou que buscará disseminar o modelo. “Queremos que cidades como Feira de Santana, Simões Filho, Camaçari, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Juazeiro também desenvolvam seus planos municipais, independente de partido. Assim, o Estado poderá atuar de forma mais qualificada e inteligente”, disse.