Prefeitas e vice-prefeitas da Bahia participaram nesta quarta-feira (13) de um encontro na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). Segundo a entidade, mais de 100 mulheres estiveram no evento. Nos 417 municípios baianos, 25% das gestões têm presença feminina, sendo 53 prefeitas e 59 vice-prefeitas. Uma das presentes foi a prefeita de Mucugê, na Chapada Diamantina, Ana Medrado.
Junto com o Senac Bahia, a gestora apresentou o painel “Fomento ao Empreendedorismo Feminino e seus Benefícios para os Municípios” e falou da experiência de Mucugê. Ela estimulou as colegas a criar políticas públicas de capacitação de mão de obra e estímulo ao turismo para fortalecer os negócios comandados por mulheres.
“Esse encontro é muito importante para que tenhamos o nosso momento de troca, para analisarmos e conversarmos sobre nossas dificuldades e também dividir boas experiências aplicadas nos municípios, sabendo que podemos contar umas com outras”, disse. As prefeitas de Cachoeira, no Recôncavo, Eliana Gonzaga; e a de Nilo Peçanha, Jaqueline Soares, no Baixo Sul; compartilharam da ideia de que é uma luta diária e permanente ser mulher e ocupar espaços de poder.
“O mais difícil não é vencer uma eleição, o difícil é se manter no cargo em uma sociedade machista que tenta o tempo inteiro nos desqualificar”, pontuou a prefeita de Cachoeira, primeira mulher e negra eleita para o cargo. “Precisamos mudar essa realidade e eu acredito que nós juntas continuaremos buscando realmente o nosso papel na sociedade. As mulheres precisam protagonizar suas vidas”, afirmou Jaqueline.
A prefeita de Nilo Peçanha, que também é enfermeira, usou a fala para repudiar o caso recente envolvendo um anestesista que estuprava mulheres na sala de cirurgia durante o parto. “É inaceitável que a mulher seja violada até em um momento tão sublime de dar a luz a uma vida”, afirmou.
Por meio de chamada de vídeo, o presidente da UPB, Zé Cocá, reforçou a importância das mulheres à frente das administrações. “Esse encontro marca a força da mulher na política. É extremamente importante a união de vocês para que a gente debata política pública com representatividade”, disse.