Evento que movimenta economia e destaca Vitória da Conquista nacionalmente, Festival de Inverno tem apoio da Prefeitura

Depois de dois anos, entre os dias 26 e 28 de agosto, o Festival de Inverno Bahia (FIB) estará de volta e para conversar sobre a parceria da Prefeitura de Vitória da Conquista no evento, o prefeito em exercício, Luís Carlos Dudé, recebeu hoje (11), no gabinete, Gabriela Gaspari, gerente-executiva da Bahia Eventos, empresa que produz o FIB, e Cauto Freitas, gerente-executivo da TV Sudoeste. A participação do Governo Municipal se dá, principalmente, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Serviços Públicos (Sesep) e Mobilidade Urbana (Semob).

No caso da Saúde, a secretaria terá um estande no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, com o oferecimento de ações de fiscalização, promoção e prevenção à saúde. Em matéria de Mobilidade Urbana, a Prefeitura vai mobilizar 16 agentes do Simtrans em cada noite do evento, responsabilizando-se pela interdição das vias em torno do parque e pela orientação sobre pontos de embarque e desembarque de taxistas e motoristas que prestam serviços a empresas de aplicativo.

Já a Secretaria Municipal de Serviços Públicos ficará a cargo de organizar o trabalho dos comerciantes no local, assim como a iluminação do entorno e a limpeza do espaço antes, durante e depois dos shows.

Segundo os organizadores, o Festival de Inverno Bahia deverá mobilizar aproximadamente 25 mil pessoas por noite, totalizando um público de 75 mil, entre conquistenses e turistas. “Imagine a quantidade de pessoas que chegam dos quatro cantos do Brasil para participar do Festival de Inverno, que compram no comércio de Conquista, que frequentam os bares, restaurantes, feiras, supermercados e o comércio em geral”, pontuou Dudé.

“A Prefeitura não mede esforços para contribuir”, garantiu o gestor em exercício. “A prefeita Sheila Lemos nos pediu que olhássemos sempre com muito carinho para todas essas questões relacionadas a eventos que proporcionem movimentação da economia e postos de trabalho. Estamos dando andamento ao que nos foi solicitado, para que possamos contribuir para essa grande festa que alavanca a nossa economia e eleva o nome da nossa cidade e da nossa região”, acrescentou.

Legado

A gerente-executiva da Bahia Eventos informou que todos os hotéis da cidade estão com suas reservas esgotadas há várias semanas. Segundo Gabriela Gaspari, os ingressos estão sendo procurados por pessoas não apenas da Bahia, mas também turistas que vêm de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. “A venda de ingressos está bem acima da nossa expectativa. Isso representa que os empreendedores da cidade estão se beneficiando com o festival”, explicou ela, citando ainda os quase cinco mil postos de trabalho diretos e os 2.500 indiretos que são criados pela estrutura do festival.

Além do mais, o evento reúne grandes patrocinadores locais, o que injeta mais dinheiro na economia da cidade. “A nossa ideia não é realizar um evento e, depois, ir embora. É deixar um legado”, destacou Cauto Freitas.

Entre os principais atrativos para o sucesso previsto este ano está a programação musical deste ano que, além da costumeira presença de grandes estrelas da música brasileira, inclui uma novidade: a cantora Maria Bethânia, que, aos 75 anos, fará sua primeira apresentação num festival de grande porte em 56 anos de carreira – fato que também ajudou a pôr Vitória da Conquista em evidência. “Nunca ninguém vai tirar isso da nossa cidade”, observou Gabriela, sobre o show de Bethânia, agendado para o dia 27.

Além da cantora baiana, o palco principal do evento trará nomes como Os Paralamas do Sucesso, Iza, Dilsinho, Harmonia do Samba, Alok, Trio da Huanna e um show conjunto com Elba Ramalho e Fagner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.