RODRIGO MAIA
Presidente da Câmara dos Deputados / DEM-RJ
Bancário, 46 anos
Em caso de saída de Temer, assume obrigatoriamente a Presidência por 30 dias para convocar eleição indireta. Poderia se candidatar estando no cargo. Aliado de Michel Temer e genro do ministro Moreira Franco, tem boa articulação no Congresso e trânsito com a oposição. Circula bem no baixo clero, que ajudou a elegê-lo presidente da Câmara em julho de 2016 e fevereiro deste ano. É visto como representante da continuidade das reformas.
NELSON JOBIM
Ex-ministro da Justiça e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) / PMDB
Advogado, 71 anos
É do PMDB, partido de Michel Temer. Conversa bem com integrantes das cúpulas petista e tucana e tem bom trânsito no STF, onde foi ministro de 1997 e 2006.
TASSO JEREISSATI
Senador / PSDB-CE
Administrador de empresas, 68 anos
Tem experiência no Executivo – foi governador do Ceará por três mandatos – e no Congresso. É do PSDB, principal partido aliado do governo, o que favorece uma transição negociada. Não é alvo da Lava Jato.
GILMAR MENDES
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Advogado, 61 anos
Transita bem no Congresso e é crítico da Lava Jato, o que tem feito seu nome ser defendido tanto por deputados quanto por senadores.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Ex-presidente da República / PSDB
Sociólogo, 85 anos
É o mais experiente dos cotados e poderia ser um nome de reconciliação. Foi senador, ministro das Relações Exteriores, da Fazenda e presidente da República de 1995 a 2002. Fundador do PSDB, representa a continuidade do processo de reformas e segurança para a estabilidade econômica. É pouco provável que dispute a Presidência em 2018
É o mais velho dos cotados. Já descartou ser candidato, mas seu nome continua sendo lembrado entre tucanos. Sofreria resistência da oposição.
HENRIQUE MEIRELLES
Ministro da Fazenda / PSD
Engenheiro civil, 71 anos
Daria continuidade às reformas e à agenda econômica. Agrada ao mercado e ao empresariado. Tem bom trânsito com petistas, tucanos e peemedebistas.
CÁRMEN LÚCIA
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)
Advogada, 63 anos
É a que menos tem ligação com a política entre os cotados, o que configura o perfil de outsider que pesquisas apontam como ideal para o Planalto. Representante do Judiciário, seria garantia de redução dos sobressaltos políticos.
MODESTO CARVALHOSA
Jurista
Advogado, 85 anos
Não tem ligação com partidos ou nomes envolvidos na Operação Lava Jato. Tem o apoio de juristas, advogados e nomes da sociedade civil.