Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MINISTÉRIO PÚBLICO REPRESENTA CONTRA RUI COSTA POR PROPAGANDA IRREGULAR EM MÍDIAS SOCIAIS

 

Fruto de uma representação do vereador Henrique Carballal (PV), a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) propôs, uma representação contra o Estado da Bahia, o governador Rui Costa (PT), e o coordenador de Fotografia da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia, Emmanuel Dias de Andrade, por propaganda irregular e antecipada. No documento enviado ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), o MPF requer liminarmente que sejam retiradas do perfil do Governo do Estado no site Flickr todas as fotografias que contenham a exibição destacada e em primeiro plano da imagem de Rui Costa ou de placas com dizeres elogiosos ao governador. No mês passado, o líder do governo na Câmara Municipal de Salvador (CMS) ingressou com uma denúncia no Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o governador Rui Costa, “por estar utilizando a máquina do Estado em prol de sua candidatura à reeleição”.

“O governador Rui Costa tem postado em seus perfis pessoais das redes sociais diversas fotos e vídeos de obras realizadas pelo Estado, com o claro intuito de atrelar as intervenções e realizações à sua imagem, o que é proibido por lei”, disse o vereador à época da denúncia. A Procuradoria Regional Eleitoral apurou que a conta oficial do Governo do Estado no Flickr – aplicativo online de gerenciamento e compartilhamento de fotos – publicou considerável número de imagens, em datas e locais diferentes, que mostram, de forma destacada, a pessoa do pré-candidato, além de várias fotos contendo ao fundo uma placa com os dizeres “Rui Correflash, Um Correria, Um The Flash”, “Rui Costa, Muito Mais do que um Governador” “Competência, Seriedade, Dedicação e Trabalho” acompanhada de uma montagem do governador com a fantasia do conhecido super-herói. De acordo com o procurador Regional Eleitoral substituto e auxiliar na Bahia, Ovídio Augusto Amoedo Machado, as fotografias não estão relacionadas com o evento ou com o propósito público que justificou o comparecimento do governador do Estado no local e sua maciça divulgação possui nítido caráter eleitoreiro. Ainda segundo a Procuradoria, a reprodução de diversas dessas fotografias no perfil pessoal de Rui Costa no Instagram comprova que o governador tinha conhecimento da veiculação ilícita das imagens na conta oficial do Estado da Bahia no Flickr.

A inclusão de Emmanuel Dias na representação é justificada pelo fato de que é sua responsabilidade atualizar a conta no Flickr com fotos por ele produzidas, além de fiscalizar e aprovar a adição de imagens feita pelos demais profissionais de fotografia da Secretaria de Comunicação. O MP Eleitoral requer que os representados sejam condenados, ainda, ao pagamento da multa prevista no artigo 57-C, §2º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Cookies: guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade clicando aqui.