A Juventude Democratas da Bahia , que ingressou na Justiça contra a decisão do governador Rui Costa (PT) de nomear a ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD), como secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Em nota, a ala do DEM argumentou que a nomeação “viola os princípios regentes da administração pública, a exemplo da moralidade”, já que Jusmari é ré em sete ações penais, a maioria delas por suspeita de fraude em licitação, e seis ações civis por improbidade administrativa.
Ex-prefeita da maior cidade do oeste baiano de 2009 a 2012, ela foi condenada em maio deste ano a uma pena de três anos por fraude em licitação para compra de medicamentos, materiais hospitalares e odontológicos.
A denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) apontou “vícios insanáveis” na licitação de R$ 5,9 milhões. A condenação foi revertida na prestação de serviços comunitários.
Com a nomeação para o cargo de secretária estadual, a ex-prefeita passa a ter foro privilegiado e será julgada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nas ações que responde no âmbito estadual.